Governo de Minas viabiliza obras de sistema de esgotamento sanitário em Frei Inocêncio, por meio de convênio

Foto: Divulgação/Sisema
WhatsApp Image 2024-04-23 at 12.41.53 2
Obra em Frei Inocêncio vai beneficiar 300 famílias

Famílias do município de Frei Inocêncio, no Vale do Mucuri, terão, em breve, maior qualidade de vida com a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário, que irá proporcionar, ainda, preservação ao meio ambiente. Nesta quarta-feira (23/4), uma solenidade no município marcou o início das obras, que são realizadas por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Toda a cidade será a atendida com o projeto, que será consolidado em etapas. Os recursos irão garantir toda a implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário do município, composto por redes de esgoto, linhas de recalque, além de estação elevatória de esgoto, instalações elétricas e uma bomba.

A primeira fase da obra acontece no Bairro Gameleira, com o custo de cerca de R$ 2 milhões, provenientes de emenda parlamentar e contrapartida do município. “É uma obra de grande importância para os moradores. Ao todo, 300 famílias serão beneficiadas após os trabalhos", afirma o prefeito de Frei Inocêncio, Jimmy Dutra.

O Sistema de Esgotamento Sanitário é um conjunto de obras e instalações destinadas a realizar o afastamento, o transporte, o tratamento e a destinação final dos esgotos (gerados nas atividades do dia a dia da população), de forma adequada do ponto de vista sanitário e ambiental.

“É de suma importância a implementação de políticas públicas eficientes que garantam o acesso à infraestrutura para os serviços de saneamento, as quais irão proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida da população local”, destaca o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Jardim.

A implantação do sistema contribui para a redução de doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, bem como para a preservação do meio ambiente.

O subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, destacou que, o estabelecimento de um modelo de gestão pública com foco em resultados, por meio de ações e projetos para saneamento básico, garante resultados positivos à população mineira. “A implantação de redes coletoras e interceptoras permitirá o transporte de forma eficiente, evitando o lançamento de efluentes sanitários a céu aberto, o que pode impactar na saúde pública local”.

Saneamento

Com a reorganização administrativa no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), no ano passado, a antiga Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento foi dividida em duas subpastas. Assim, foi criada a Subsecretaria de Saneamento, que, por meio da Superintendência de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial e diretorias correlatas, tem como competência formular, desenvolver e acompanhar políticas públicas relativas ao saneamento básico e ao meio ambiente, em apoio às administrações públicas municipais, na implementação de serviços, infraestrutura e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial.

Matheus Adler