Governo de Minas e MPMG reforçam fiscalização ambiental com investimento em viaturas exclusivas

Crédito: Ingrid Báo/Semad

Dentro fiscalizaçao froa 2

Aquisição é fruto do termo de compromisso celebrado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale para descomissionamento de barragens a montante no estado

Pela primeira vez em Minas Gerais, a fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) conta com uma frota de veículos exclusiva, com identificação e sinalizadores. O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregaram, nesta terça-feira (16), 22 novas viaturas para fortalecer o combate das práticas irregulares no meio ambiente do estado.

A entrega dos veículos foi realizada em evento no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; entre outras autoridades.

“Essa frota dará mais autonomia e agilidade nos atendimentos das nossas fiscalizações, além de uma melhor condição de trabalho para os nossos fiscais. Isso repercute em melhoria na prestação do serviço para a sociedade, como o combate ao desmatamento, ao tráfico de animais silvestres e tantos outros trabalhos para os quais garantimos a regularidade e a qualidade ambiental do estado”, destacou a secretária.

De acordo o superintendente de Fiscalização, Gustavo Endrigo, os automóveis atendem as necessidades das equipes de fiscalização, no dia a dia. “Viaturas exclusivas reforçam a presença do Estado para a sociedade, prevenindo e coibindo a ocorrência de irregularidades ambientais”, disse.

Frota

As caminhonetes são Mitsubishi L200 4x4, equipadas com plotagem exclusiva da fiscalização ambiental, sirene, luzes estroboscópicas, caixa para transporte de equipamentos sensíveis, capota de fibra, entre outros acessórios que visam maior segurança e conforto para as equipes.

Dos 22 veículos, dois são para a Polícia Militar de Meio Ambiente, um para a Unidade Regional de Fiscalização Noroeste, dois para cada uma das demais unidades regionais da Semad (16), dois para a sede e um para atendimento do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).

Recursos

A aquisição da nova frota tem o valor de mais de R$ 5 milhões, sendo R$ 4.975.000,00 para as viaturas da Semad e R$ 454.000,00 para a PMMG. Os recursos são provenientes do Termo de Compromisso referente ao descomissionamento de barragens de mineração a montante, celebrado com a Vale, em conjunto com órgãos públicos.

O investimento faz parte de projeto da Semad de fortalecimento e modernização das atividades de fiscalização. Já foram adquiridos drones e uniformes para as equipes, e está em fase final a construção da sala de inteligência e da sala de situação de combate ao desmatamento.

Luciane Evans