Desenhos feitos por alunos do Jovens Mineiros Sustentáveis são reunidos em livro digital

Crédito: Douvlgação Semad
JMS Matheus dentro
Mais de 300 ilustrações de estudantes entre 10 e 12 anos, sobre o Dia Mundial da Água, foram disponibilizadas em plataforma virtual

Se tivesse a oportunidade de retratar situações relacionadas ao uso da água, como a importância do recurso hídrico em sua vida, em forma de desenho, como você faria? Foi com essa ideia que alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), expressaram seus sentimentos. As ilustrações, inclusive, foram reunidas em um livro digital que pode ser conferido aqui.

Com o tema "25 Anos da Lei das Águas de Minas", alunos com idades entre 10 e 12 anos retrataram situações relacionadas ao uso da água, como o consumo consciente, sua disponibilidade, cenários onde vivem, relações com os recursos hídricos, importância da água em sua vida, dentre outros temas pertinentes às respectivas regiões onde residem. Ao todo, foram reunidos 342 desenhos no e-book.

Os desenhos, selecionados pelos professores e recebidos pela Semad, fizeram parte da Semana da Água 2024, realizada entre os dias 18 e 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. As ilustrações, além de serem reunidas em um livro digital, também foram expostas no túnel da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os desenhos representam uma forma lúdica utilizada para que os estudantes se expressem sobre temas relacionados ao meio ambiente. “É uma metodologia pedagógica que reflete a essência do ser humano. Os desenhos não precisam de palavras. Eles, por si só, apresentam as impressões e expressões de quem ilustrou”, afirma Ricardo Cottini, gestor do programa Jovens Mineiros Sustentáveis.

Segundo o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, o envolvimento dos alunos nesse projeto é um reflexo do compromisso crescente das escolas públicas de Minas Gerais em integrar a educação ambiental ao currículo escolar. “O tema ‘25 Anos da Lei das Águas de Minas’ desafiou essas jovens mentes a expressarem suas visões sobre a temática relacionada ao uso da água”, diz.

Ao todo, alunos do 5º ano do ensino fundamental de 130 escolas e 58 municípios participaram da ação do Dia Mundial da Água.

Jovens Mineiros Sustentáveis

O público-alvo do programa são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal. Além de ofertar treinamento para professores, o Programa proporciona atividades práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.

São abordados com os alunos cinco temas principais: Consumo Consciente de Água; Consumo Consciente de Energia; Cidadania; Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, e Educação Humanitária para o bem-estar animal.

O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.

Em 2023, por exemplo, foram mais de 6 mil estudantes beneficiados, em 104 municípios participantes, com 182 escolas e 291 professores. Com isso, 323 turmas tiveram práticas ambientais durante todo o ano.

Matheus Adler