Programa Água Doce realiza oficinas de sustentabilidade ambiental no semiárido mineiro

Divulgação Sisema

PAD Oficina 01interna

Oficinas promovem a conscientização das comunidades nas práticas sustentáveis

Na semana de 1º a 4 de abril, a equipe do Programa Água Doce (PAD), coordenado pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec) e pela Secreataria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou oficinas de sustentabilidade ambiental em em três municípios do semiárido mineiro.

As oficinas de sustentabilidade ocorreram nos municípios de Pai Pedro, comunidade Vila do Sudário, onde foram entregues 100 vasilhames para a população. Também foram realizadas quatro reuniões para elaboração dos acordos de gestão compartilhada nos municípios de São João do Paraíso, nas comunidades de Paraterra, Boa Vista e Lagoinhas e no município de Salinas, na comunidade de Cachoeira Seca. Participaram das oficinas moradores, líderes comunitários, educadores, agentes comunitários de saúde e representantes de instituições locais, municipais e estaduais.

58 oficinas de sustentabilidade ambiental já foram realizadas em outros 19 municípios beneficiados pelo PAD, com distribuição de um total de 5,8 mil vasilhames para as famílias das comunidades.

Atualmente, o Programa Água Doce conta com 58 sistemas de dessalinização com obras concluídas, das quais 37 estão em pleno funcionamento, com a distribuição de aproximadamente dois milhões de litros de água de altíssima qualidade para a população das comunidades rurais do semiário mineiro.

O coordenador do componente sustentabilidade ambiental da Cedec, Diego Martins, explica que a realização das oficinas junto aos beneficiários do programa é de suma importância, pois visa estabelecer uma politica pública de conscientização sobre a forma correta do uso e manuseio dos sistema de dessalinização.

“As palestras e oficinas têm como objetivo abordar conceitos relativos à obtenção, armazenamento, manuseio, transporte adequado e conservação da água para consumo humano, contribuindo assim para a prevenção e a manutenção das condições de saúde da população, além de promover a conscientização das comunidades sobre as práticas sustentáveis no que diz respeito à boa utilização da água dessalinizada disponibilizada pelos sistemas”, ressalta Martins.

As palestras e oficinas também informam as comunidades sobre as doenças que podem ser transmitidas pela água e outros problemas de saúde relacionados à qualidade da água consumida.

O PAD

O PAD é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de água subterrâneas.

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (Água Doce).

Com a implantação dos sistemas de dessalinização é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

“O programa visa a criação e consolidadação de uma estrutura permanente de manutenção da operação e gestão dos sistemas de dessalinição, com a integração de cuidados técnicos, ambientais e sociais”, afirma o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Jardim Lopes.

Fase II do PAD

No mês de outubro de 2022 foi assinado junto ao então Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Acordo de Cooperação Técnica e o contrato que prevê a execução de 30 sistemas da Fase II do Programa Água Doce em Minas Gerais, com investimento de R$ 9,3 milhões.

A ação visa reforçar as ações do Programa Água Doce em Minas, elevando de 69 para 99 os Sistemas de Dessalinização, por meio do Programa.

Emerson Gomes