Sisema ComCiencia debate participação de Minas Gerais na COP 28, em Dubai

ComCiencia2901interna

A secretária Marília Melo apresentou as principais ações do Sisema no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas

“Minas Gerais na COP28”. Esse foi o tema do 29º Sisema ComCiência, atividade que debate os principais temas ambientais do momento. Nessa edição, foram apresentadas as principais ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e a participação de Minas Gerais na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, Emirados Árabes.

As apresentações ficaram a cargo da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas, Renata Maria de Araújo. Minas Gerais teve participação intensa e efetiva nas programações da COP28, ocorrida em Dubai, nos Emirados Árabes, de 2 a 9 de dezembro de 2023.

A secretária Marília Melo fez uma contextualização do trabalho realizado em Minas desde 2013, quando foi feita uma parceria da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com o Governo Francês e criado o Plano de Ação Climática (Plac). Outra ação desenvolvida desde então é o Programa Clima na Prática, instrumento adaptado de experiência francesa para suporte à elaboração e implementação de políticas públicas, planos e ações municipais de combate às mudanças climáticas.

“Em 2020 foi assinado o ingresso do estado na Campanha Race to Zero, com o governo inglês, que incluiu organizações como a Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg)”, observou a secretária. Minas Gerais teve participação intensa nas últimas COPs realizadas: a de Glasgow, do Egito e a de Dubai. “O tema mudanças climáticas está sempre à frente nas discussões mundiais relacionadas ao meio ambiente”, disse.

Cases

Durante a COP 28, a comitiva mineira, liderada pelo vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, acompanhado da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, lançou, no Minas Day, o portfólio: "Casos de Sucesso", das ações de sustentabilidade e enfrentamento de alterações do clima em Minas Gerais.

Desenvolvido em conjunto pelo Governo de Minas e setores privados, nacionais e internacionais, o portfólio mostrou 57 exemplos de atividades, projetos e programas desenvolvidos em prol da sustentabilidade no estado, distribuídos por nove blocos temáticos, entre eles, Plano de Ação Climática; Energia e Conservação; Recursos Hídricos; Indústria; Agricultura, Pecuária e Floresta Plantada, entre outros.

Renata Araújo, superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, lembrou que na primeira edição da COP, em 1995, em Berlim, 9 mil pessoas participaram. “Já na COP 28, em Dubai, foram 90 mil”, afirma Renata. A COP 29 será realizada em Baku, no Arzeibajão.

Ela observou, ainda, que na última COP, o vice-governador, Professor Matheus Simões, instigou os estados subnacionais a aumentar sua participação, com maior envolvimento de lideranças regionais e locais na questão climática. “Os governos subnacionais representam mais da metade do Produto Interno Bruto global”, observou.

Ainda na COP28, no painel “Governança Climática: novos arranjos jurídicos institucionais e o protagonismo dos Consórcios Interestaduais”, promovido pela Fundação Dom Cabral, o vice-governador falou da experiência do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Um dos pontos da criação do Cosud foi o fato dos sete estados consorciados terem a maior parte da floresta Atlântica, bioma que passa por todo nosso território. A restauração florestal foi uma escolha principal em termos de Cosud, com uma meta inicial de plantio de 100 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica, com recuperação de 90 mil hectares de mata nativa.

O Sisema ComCiencia foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas mediadas pelo analista da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrineli. O encontro é realizado mensalmente e a proposta é discutir questões relacionadas à gestão ambiental. A íntegra da 29ª edição está disponível no link

Emerson Gomes