Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Inscrições para catadores interessados em participarem do ReciclaBelô podem ser feitas até esta sexta-feira

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação 

CATADORES DENTRO 2

Ação tem a parceria do Governo de Minas e do Ministério Público

 

Catadores interessados em participar do ReciclaBelô, programa de reciclagem popular para o Carnaval de Belo Horizonte, têm até as 17h desta sexta-feira (2/2) para realizar seu cadastro. O prazo se encerraria nesta quinta-feira (1/2), mas foi prorrogado. O ReciclaBelô é uma iniciativa de cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital mineira, que será realizada neste ano com o apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).

O programa de reciclagem popular para o Carnaval de Belo Horizonte tem o objetivo de colaborar para a preservação do meio ambiente e promover a geração de renda. A proposta é fortalecer o trabalho de reciclagem realizado por catadores, a partir da implementação de centrais de reciclagem nas ruas da capital mineira e da remuneração diária desses trabalhadores durante os dias de folia.

 

O ReciclaBelô também conta com as parcerias da Copasa, Cemig e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

As inscrições podem ser realizadas das 9h às 17h em três pontos da capital mineira, a depender do local de atuação pretendido pelo catador:

 

- Para atuação na região da Savassi: Endereço para cadastramento: Galpão Asmare Contorno. Avenida do Contorno,10555 - Barro Preto

- Para atuação na região do Santa Tereza: Endereço para cadastramento: Regional Leste, Av. Anhanguera, 79 - Santa Tereza

- Para atuação na região do Centro: Endereço para cadastramento: Galpão da Coopersoli Barreiro, Rua Lacyr Maffia, 161 - Vale do Jatobá

 

Para participar os interessados deverão levar até um dos três pontos um documento oficial com foto, CPF, dados bancários e comprovante de residência. A divulgação do resultado será no dia 6 de fevereiro.

 

Os critérios para seleção são:

 

- Ser maior de 18 anos e residir em Belo Horizonte
- Ser catador(a) e ter experiência prévia na coleta de materiais recicláveis no carnaval
- Preencher o cadastro completo nos pontos de cadastro

 

Catadores que participam de projetos vinculados a instituições de apoio terão prioridade na participação. O período de atuação será nos 4 dias de carnaval, começando no dia 10 e terminando no dia 13 de fevereiro de 2024.

 

O edital completo pode ser conferido por meio deste link

O programa

 

O ReciclaBelô é uma iniciativa de cooperativas de catadores de matérias recicláveis, que contou com apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).

 

Idealizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e por lideranças de catadores de Belo Horizonte, o ReciclaBelô foi contemplado por meio da Plataforma Semente. Para este projeto, foram direcionados, pelos Promotores de Justiça, R$ 592 mil em recursos provenientes de Medidas Compensatórias Ambientais.

O programa visa ao fortalecimento da reciclagem realizada por catadores no Carnaval de BH, a partir da implementação de centrais de reciclagem nas ruas da capital mineira. O programa também conta com as parcerias da Copasa, Cemig e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

Os locais servirão como ponto de apoio logístico para coleta e distribuição de itens aos trabalhadores, como alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e acesso exclusivo aos banheiros.

 

Os catadores receberão, ainda, pagamento por prestação de serviços ambientais. Com a coleta diária mínima de 30kg de latinhas e plásticos, o catador receberá uma diária no valor de R$ 150 e o preço referente ao material comercializado nas centrais.

 

Ascom / Sisema

Luiz Fernando Motta

 

 

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900