Convênio da Semad garante construção de rede de drenagem pluvial em Itapagipe

Foto: Sisema/Divulgação
drenagem MAT
Obra executada na Av. do Contorno Caio Nárcio Rodrigues da Silveira tem como objetivo sanar problemas de alagamentos no local

Moradores de Itapagipe, município do Triângulo Mineiro, foram beneficiados com a conclusão das obras de construção da rede de drenagem pluvial na Av. do Contorno Caio Nárcio Rodrigues da Silveira. O local, que era marcado por problemas de alagamentos, agora tem uma nova realidade após a entrega da obra, na última segunda-feira (15/01), realizada pelo município por meio de convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Os trabalhos visaram a melhoria da infraestrutura urbana, dando fim a alagamentos, por exemplo, com a implantação das galerias de águas pluviais em áreas da cidade que foram abarcadas pelo convênio celebrado com a Semad, proporcionando segurança e conforto a quem trafegar nas vias do município. No total, estima-se que cerca de 900 pessoas foram beneficiadas com a obra.

“Antes, no período chuvoso, a Avenida do Contorno tinha água acumulada porque não existia drenagem. Aproveitamos, também, o recurso, para fazer o calçamento ao lado da avenida”, disse o prefeito de Itapagipe, Ricardo Garcia.

Outro benefício da construção da rede de drenagem pluvial ao município é a redução de gastos com manutenção da via pública e com danos às propriedades, além da redução de incidências de doenças, como a leptospirose. Ao todo, foram executados 466 metros de rede de drenagem de águas pluviais, além de cinco poços de visita, 11 bocas de lobo, nove caixas de captação de drenagem e 12 rampas de acessibilidade.

“É de suma importância a realização dos serviços públicos para a drenagem e manejo de águas pluviais, junto aos municípios mineiros, uma vez que as infraestruturas de micro drenagem são responsáveis pela coleta e direcionamento das águas pluviais para um local apropriado. Dessa forma, evita que a capacidade de retenção local seja excedida, como é observado na ocorrência de chuvas mais volumosas, sobretudo em áreas mais vulneráveis ou próximas às margens dos rios”, destaca o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Jardim.

O convênio teve início em 27 de dezembro de 2022 e contou com recursos de emenda parlamentar, na ordem de R$ 300 mil, além de R$ 5.356,33 de contrapartida do município de Itapagipe.

A rede de drenagem pluvial é um sistema que facilita o escoamento de águas das chuvas e é importante dentro do leque de serviços de saneamento, pois é fundamental, sobretudo em épocas de chuva, para garantir o bom funcionamento da cidade. Por meio de galerias pluviais, direcionam as águas provenientes da chuva até um curso hídrico, sem contato com a rede de esgoto.

“Os investimentos e o planejamento de projetos e ações para a drenagem urbana e manejo de água pluviais ajudam a mitigar e reduzir danos às estruturas e problemas como alagamentos, que podem trazer sérios riscos à população. É notório que os serviços de drenagem urbana buscam trazer, dentro de um planejamento estratégico, segurança, qualidade de vida, além da redução dos problemas de tráfego, principalmente em períodos de chuva”, salienta o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz.

Subsecretaria de Saneamento

Com a reforma administrativa no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), no ano passado, a antiga Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento foi dividida em duas pastas. Assim, foi desenvolvida a Subsecretaria de Saneamento (Susan), que por meio da Diretoria de Drenagem Pluvial tem como competência formular, desenvolver e acompanhar políticas públicas relativas ao saneamento básico e ao meio ambiente, em apoio às administrações públicas municipais, na implementação de serviços, infraestrutura e instalações de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

“Com a divisão das funções, fortalecemos o saneamento dentro da Semad e estamos a cada dia aperfeiçoando a coordenação de atividades relacionadas à água, esgoto, drenagem pluvial e gestão de resíduos. Esta é a primeira obra de muitas que a Subsecretaria de Saneamento entregará à população mineira”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Matheus Adler