Sisema premia desempenho de unidades regionais pelos resultados em 2023

Divulgação Sisema

premiacaointerna

Homenagens reconhecem o trabalho de destaque realizado pelas URAs, URFis, URGAs e URFBios

Em celebração ao trabalho realizado ao longo de 2023 na preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizou, na tarde desta quarta-feira (13/12), cerimônia de premiação pelo desempenho de suas unidades regionais.

O evento foi realizado no auditório do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Foram homenageadas as Unidades Regionais de Regularização Ambiental (URAs), da Fundação Esatdual do Meio Ambiente (Feam); as Unidades Regionais de Fiscalização (URFis), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); as Unidades Regionais de Gestão das Águas (URGAs), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); e as Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBios), do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Na abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, pontuou a importância da celebração. "Estamos num processo contínuo de melhoria. Esse nosso encontro é importante para ver como progredimos. Aqui não é um processo de disputa, mas sim de trabalho em equipe. O sucesso de uma regional muitas vezes conta com o apoio de outras", destacou.

Além da secretária, estiveram presentes todos os dirigentes das casas do Sisema. O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Rodrigo Franco, destacou a importância de valorizar o trabalho das regionais.

"Não é só um reconhecimento de alguns. É de todos. A casa funciona como uma engrenagem conjunta. Essa cerimônia é para valorizar esse trabalho incrível que vem sendo produzido. Nosso trabalho é apoiar para que vocês estejam cada vez mais confortáveis para atender Minas Gerais", disse.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Breno Lasmar, destacou o clima de celebração. "Esse um dos momentos mais esperados do ano. Primeiro, por estarmos juntos, depois por conseguirmos ver os nossos resultados e onde podemos melhorar", disse.

Representando o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o diretor-geral Marcelo da Fonseca falou dos desafios do trabalho das unidades regionais.

"Essa é uma celebração de resultados que são desafiadores. Cada um sabe da importância desse acompanhamento. No Igam, tivemos a felicidade de reduzir o tempo médio da análise de processos. Mas não estamos preocupados somente com a celeridade, mas também com a qualidade", pontuou.

Challange Coin

A solenidade também marcou a entrega das moedas comemorativas Challenge Coin 2023 a servidores do Sisema.

A moeda simboliza a coragem para aceitar o desafio de exercer as funções e parcela de poder conferidos pelo Estado em defesa do interesse público. Representa ainda a gratidão pelo comprometimento com o trabalho em prol da sociedade e do meio ambiente.

Confira as unidades regionais vencedoras por categoria.

Licenciamento ambiental:

2º lugar - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
3º lugar - Noroeste

2- Processamento NAO e Conformidade de Sistema:

1º lugar - Zona da Mata
3º lugar - Norte de Minas

3- Atendimento aos Órgãos de Controle:

1º lugar - Noroeste
3º lugar - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

4- Fiscalização Ambiental:

1º lugar - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
3º lugar - Central - Metropolitana