Oficina dá inicio à construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Foto: Semad/Divulgação
oficina uberaba dentro
A oficina foi realizada em Uberlândia e apresentou cronograma de ações para 2024

Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, nesta terça-feira (12), em Uberlândia, da primeira oficina para elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O trabalho é feito em conjunto com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES).

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) traz o levantamento das atividades de coleta, transporte e disposição final dos resíduos dos municípios associados. Nesse plano, são avaliados os diferentes tipos de resíduos sólidos envolvendo a redução de geração, a reutilização e a reciclagem, além das possibilidades de tratamento e disposição final. O plano visa o planejamento de metas e ações que melhorem e modernizem todo o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos no território de atuação do Consórcio.

A diretora de resíduos sólidos urbanos, Isabela Meline, explica que foi a primeira reunião para engajar os municípios. “Foi apresentado o cronograma para 2024, quando será desenvolvido o Plano Intermunicipal”, afirma. “A oficina foi o início do trabalho”, destaca.

A destinação final adequada e a atuação dos Consórcios Públicos Municipais para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos são incentivados pela Semad e têm papel importante para elevar as escalas de aproveitamento e a redução dos custos envolvidos na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

O CIDES é formado pelos municípios de Tupaciguara, Santa Vitória, Prata, Nova Ponte, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba, Ipiaçu, Indianópolis, Guarinhatã, Grupiara, Estrela do Sul, Douradoquara, Centralina, Cascalho Rico, Capinópolis, Canápolis, Campina Verde, Cachoeira Dourada, Araporã, Araguari.

Emerson Gomes