Nova Serrana recebe evento de encerramento do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em 2023

Foto: Divulgação/Semad

JMS NovaSerrana4 Dentro

Neste ano,  mais de 6.500 alunos do estado tiveram acesso a ações de educação ambiental, além de realizar o plantio de mais de 6,8 mil mudas de árvores

Nova Serrana, na região Oeste de Minas, promoveu na segunda-feira (27), o último evento de 2023 do Programa de Educação Ambiental “Jovens Mineiros Sustentáveis” (JMS), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O encerramento aconteceu no Centro Administrativo da cidade e contou com a participação de 120 alunos e professores das escolas municipais Professora Conceição Teixeira Bueno e Tânia Aparecida Carvalho Saldanha.

Durante a tarde, os alunos das duas escolas fizeram apresentações culturais e foram presenteados com uma medalha do JMS. E a premiação ainda foi além. Quatro turmas foram avaliadas pelo desempenho e participação ao longo do programa. Os dois melhores alunos de cada turma foram contemplados. Os primeiros lugares receberam um tablet e os segundos uma bicicleta.

A gestora do JMS, Sophia Lins, e a superintendente de Educação Ambiental da Semad, Patrícia Carvalho, participaram do evento. Segundo Sophia Lins, Nova Serrana foi um dos municípios de destaque no ano.

"Professores das duas escolas tiveram muito empenho e dedicação com atividades realizadas, o que possibilitará que o município tenha grandes chances de ficar entre os 10 melhores municípios do programa no ano de 2023. Considerando que é o primeiro ano de participação do município no programa, já ter um desempenho tão satisfatório é um resultado relevante para a educação ambiental do estado e muito gratificante para todos nós”, destacou.

O evento também teve participação do prefeito Euzébio Lago e seus secretários de Governo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação e Cultura.

Por meio do programa, em 2023, mais de 6.500 alunos do estado tiveram acesso a ações de educação ambiental voltadas para as temáticas de cidadania, consumo consciente de água e de energia, gestão sustentável de resíduos e educação humanitária. Além disso, por meio do projeto Bosque do Amanhã, que também integra o programa, os alunos fizeram o plantio de mais de 6.800 mudas de árvores, contribuindo para a qualidade ambiental do estado.

Professora da Escola Municipal Tânia Aparecida Carvalho Saldanha, Maria Laura Gomes da Silva Leocádio ressalta a felicidade de perceber a interação dos alunos nas temáticas propostas pelo JMS.

"O programa proporcionou aos estudantes uma experiência incrível fora de sala de aula. A mais marcante e que causou mais impacto social e pedagógico foi o plantio de árvores no entorno da estrutura física da escola. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de criar vários materiais inspirados nas temáticas, tais como: músicas, feiras de trocas, passeios e visitas de campo, palestras a eles ministradas, experimentação de conhecimentos na prática, confecção de sacolas retornáveis utilizando material reciclável. Foi muito positivo presenciar o florescer da conscientização dos alunos para o pensamento mais sustentável, inclusivo e preocupado com as futuras gerações", avalia.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o objetivo do JMS está sendo alcançado. "Por meio do programa, estamos testemunhando uma transformação concreta na mentalidade das comunidades e nas práticas ambientais em Minas, o que traz esperança e entusiasmo para um futuro mais sustentável."

História

O programa Jovens Mineiros Sustentáveis foi iniciado em 2021 como o projeto piloto denominado “Educação Ambiental nas Escolas: Um Despertar para o Consumo Consciente” e foi executado em quatro municípios do estado: Campo Florido, Itapecerica, Nepomuceno e Paracatu, com o objetivo de levar aos municípios uma metodologia estimulante para os alunos e também para os educadores, a fim de ter impactos em toda a comunidade”, conta o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco.

Segundo ele, após pesquisas e estudos, o programa foi desenvolvido por servidores da Semad, responsáveis pelo monitoramento do JMS. “Estamos felizes com o sucesso do programa e com a receptividade dos municípios. Na primeira edição, em 2022, eram 65 municípios. Este ano, são 104 e, agora, com o novo edital, esperamos mais 40 cidades”, diz.

Resgate animal

Nova Serrana também participa do Programa Estadual de Resgate Animal e recebeu a visita da superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica (SEFAU), Patrícia Carvalho.

O município participou de edital público de seleção e será beneficiado com um novo veículo para as ações do programa. Atualmente, uma equipe de quatro veterinários promove resgate, castrações, atendimentos médicos-veterinários e ações de educação humanitária nas escolas municipais e comunidades rurais. A estrutura conta com um centro de acolhimento, um centro de castração e uma unidade móvel de esterilização - "castramóvel", que realiza esterilizações na zona rural e bairros mais distantes de Nova Serrana. Após todos os cuidados, os animais de rua são destinados à adoção, ou entregues aos tutores, quando tutelados.

"É um município muito atuante nesse trabalho. Segundo informações dos responsáveis, no primeiro ano de atuação no controle populacional de cães e gatos, foram realizadas aproximadamente 1500 castrações, com recursos próprios do município. Os veterinários também promovem ações educativas nas escolas, com palestras para conscientização e adoção de boas práticas de proteção e bem estar animal", pontua Patrícia.

Luiz Fernando Motta