Sisema Comciência aborda podcasts voltados para a ciência

Foto: Igam/Divulgação

Susena c ciencia dentro 1

O 28º Sisema ComCiência abordou, nesta quarta-feira (29) o tema “Divulgação Científica e mudança climática: o caso do podcast Tortinha de Climão. A convidada foi Marina Monteiro Mendonça, mestre em física atmosférica e divulgadora científica. Ela participa de dois podcasts: Dragões de Garagem e Tortinha de Climão.

Marina falou da diferença entre a divulgação científica e a comunicação científica e falou da importância da disseminação, da popularização das questões científicas. “Divulgação científica é discutir ciência, falar de ciência, ensinar ciência, debater ciência, ou seja, qualquer comunicação que não esteja restringida apenas aos meus pares mas que seja ampliado para outros públicos”, disse.

Ela observou que não só cientistas podem divulgar ciência. “Qualquer pessoa com capacidade de fazer o trabalho de forma responsável está apto para divulgar a ciênica. Se você é um bom comunicador e tem como realizar esse trabalho de comunicação de maneira responsável, poderá fazer. O trabalho da comunicação acontece independentemente se a pessoa esteja produzindo ciência ou não, e nem precisa que o assunto esteja ligado ao objeto de estudo do cientista”, destaca.

Em pesquisa realizada pela ABPOD 2020, o tema ciência ocupa o terceiro lugar em podcst ouvidos no Brasil. “Existem diversos podcast sobre ciência disponíveis e até de pessoas que não são da área da ciência”, disse.

Tortinha de Climão

O principal podcast do qual Mariana participa é o Tortinha de Climão. Ele é voltado para as mudanças climáticas, com assuntos como aquecimento global e efeito estufa. De acordo com dados da keeling curve, apresentados pela pesquisadora, a concentração de CO2 subiu perceptivelmente de 1950 para cá, especialmente a partir do ano 2000. “A cada ano aumentam as concentrações de CO2 na atmosfera. As anomalias de temperatura subiram muito a partir dos anos 2000, o que afeta muitas coisas como a produção agrícola, distribuição de chuvas, eventos extremos, biodiversidade, distribuição de água, e isso é muito preocupante para a humanidade”, disse.

Segundo pesquisa realizada por Mariana Tomás, a percepção dos brasileiros quanto à ciência se divide em quatro grupos: antenados, perdidos, desligados e incrédulos. 66% estão antenados, 29% estão perdidos, 3% são incrédulos e 2% estão desligados.

Mariana Mendonça explica que o podcast Tortinha de Climão foi pensado em atingir o público perdido, que tem interesse, mas não conhece o assunto. “O podcast é curto, com 15 minutos de duração, com um estilo de aulão. Os episódios são do tipo conceitual, com explicações sobre acontecimentos, notícias sobre ciência e pesquisa. “Não existe acontecimento hoje no mundo que não é ligado às mudanças climáticas”, destacou.

Sisema ComCiência

O Sisema ComCiência é um projeto do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que teve início em novembro de 2020. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.

O programa é apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Assista a integra do 28º Sisema ComCiência clicando aqui

Emerson Gomes