Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas lança, na COP28, portfólio com casos de sucesso de ações mineiras de sustentabilidade do Estado e setor produtivo

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Renata Araújo

COP28 16Novembro Dentro

Comitiva mineira desembarca na sexta-feira (1) em Dubai e será liderada pelo vice-governador, Professor Mateus. No dia 5, será realizado o "Minas Day"
 

Pela terceira vez consecutiva, Minas Gerais participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que, este ano, acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante 10 dias, o Governo de Minas irá apresentar a grandes líderes mundiais as soluções implementadas no estado para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Além das reuniões e painéis para as quais Minas foi convidado, o Estado, junto ao setor produtivo mineiro, promoverá o "Minas Gerais Day", no qual será lançado para o mundo o portfólio mineiro "Casos de Sucesso" das ações de sustentabilidade e enfrentamento de alterações do clima.

 

Reconhecido pela ONU pelo pioneirismo e exemplo de soluções para os impactos climáticos, Minas Gerais estará na COP28 como um dos principais estados da América Latina e Caribe a se comprometer com as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE). A comitiva mineira, liderada pelo vice-governador, Professor Mateus, e pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, é composta por cerca de 20 representantes da administração pública e dos setores produtivos mineiros.

 

O vice-governador e a secretária participam das principais reuniões e painéis da COP28, junto a grandes líderes mundiais que têm buscado soluções para a agenda climática. A primeira delas ocorre no dia 2, organizada pelo Climate Group, que foi criado para incentivar grandes empresas e governos subnacionais (estaduais) a tomarem medidas de enfrentamento à crise climática. Ao longo da semana, as autoridades irão participar de reuniões sobre justiça climática, financiamento climático, transição energética, indústria verde e mercado de carbono.

 

"Nesta COP, a ONU vai cobrar dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos os avanços nas negociações climáticas. Esta será a primeira vez, desde o Acordo de Paris, que as nações farão uma avaliação do progresso feito até agora no combate às mudanças climáticas. E Minas Gerais tem contribuído muito para o Brasil e vai mostrar lá as soluções que temos adotado aqui", comenta a secretária Marília Melo.

 

Um assunto que também será debatido por Minas é a urgência de o Estado apoiar os municípios no desenvolvimento de planos municipais de mudanças climáticas. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo Executivo mineiro, com apoio internacional.

 

"Durante todos esses anos como participantes das COP 26 e 27, tivemos a oportunidade de conhecer e debater soluções de adequações das mudanças climáticas em Minas e no mundo. Fechamos grandes parcerias internacionais e o trabalho desenvolvido em nosso estado tem sido referência para muitas outras localidades mundiais. Fomos destaques na Semana do Clima de Nova Iorque, em setembro, como o único estado da América do Sul a estar na Cúpula de Ambição Climática da ONU. Agora, nesta COP28, vamos apresentar as nossas ações, resultados e avanços, e o nosso portfólio "Casos de Sucesso". Será um grande marco para nós", comenta a secretária Marília Melo.

 

Portfólio

 

No dia 5 de dezembro, no stand na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Pavilhão Blue Zone da COP28, haverá o "Minas Gerais Day", no qual o Governo de Minas fará o lançamento do portfólio "Casos de Sucesso de Minas" em prol da ambição climática. O evento será em formato de workshop e, além do Executivo, contará com apresentações de representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF); do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); da InvestMinas; e da Cemig.

 

Com versões em português e inglês, o portfólio apresenta os casos de sucesso em sustentabilidade promovidos pelo Governo de Minas, com ações e projetos desenvolvidos pelas entidades públicas, e pelo setor privado por meio de organizações de destaque. O Plano de Ação Climática de Minas (Plac) está entre as ações, com informações sobre as metas, diretrizes e outros projetos envolvidos no plano. Na área de energia, por exemplo, são apresentadas informações sobre energia fotovoltaica em Minas, biogás e hidrogênio de baixo carbono.

 

Disponível em formato de Power BI, será possível acompanhar as ações em andamento, tanto em decorrência de políticas públicas de incentivo e engajamento quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada. O destaque do documento é o que tem sido feito pelo setor produtivo - indústria, agropecuária e florestas plantadas.

 

"É uma forma de todos os interessados acompanharem o nosso trabalho e conhecerem mais sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, seja pelo governo ou pela iniciativa privada. Além de reforçar a nossa transparência com a agenda do clima, serve de inspiração para outras iniciativas", comenta a secretária.

 

O portfólio está disponível neste link.

 

Financiamento climático

 

Tema recorrente nas COPs, o financiamento climático mais uma vez será discutido entre líderes de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O Governo de Minas entende esse tipo de financiamento como a mobilização de recursos para alocação em linhas de negócios que materializam a visão de impacto e promovem o desenvolvimento de setores e regiões do estado. Entre 2019 e 2023, foram cerca de R$ 1,09 bilhão em projetos financiados, com foco maior para aqueles de energia renovável.

 

Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), aderiu à rede global de "bancos verdes" durante a COP26, em 2021. Essa adesão abriu oportunidades para a captação de mais recursos para o desenvolvimento sustentável no estado. Entre 2019 e 2022, o BDMG financiou aproximadamente 40 projetos com viés de sustentabilidade, entre usinas fotovoltaicas, pequenas centrais hidrelétricas, projetos de iluminação pública e biomassa, que evitaram a emissão de mais de 330 mil toneladas por ano e geraram 1.595 empregos.

 

Além disso, há a implantação de projetos de abastecimento de água e esgoto, drenagem, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, regularização fundiária, saúde e educação, e ainda a construção de espaços públicos de lazer e cultura, por meio do crédito aos municípios.

 

Programação

 

A participação do Governo de Minas na COP28 prevê reuniões, debates e workshops durante os 10 dias da presença da comitiva em Dubai. O primeiro dia de evento ocorre no dia 2 e termina no dia 10, em um encontro da International Emissions Trading Association - IETA, que promoverá um debate sobre o papel dos estados para a ambição climática brasileira, sob o foco das soluções baseadas em mercados de carbono regulado e voluntário.

 

A programação do Governo de Minas será acompanhada pela equipe da Agência Minas e divulgada nas páginas e redes sociais do governo.

 

Luciane Evans
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900