Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projetos do Sisema são finalistas do 4º Prêmio Destaques do Controle, da Controladoria-Geral do Estado

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Reprodução/CGE

Premio CGE Dentro

Premiação fomenta boas práticas de agentes e órgãos públicos do Poder Executivo de Minas Gerais

 

Três projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) são finalistas no 4º Prêmio Destaques do Controle, da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE). A premiação visa fomentar boas práticas e reconhecer o trabalho de agentes públicos e órgãos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

 

Na categoria "Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas", o Sisema concorre com duas iniciativas. Uma dela é o “Guia Simplificado para Gestão de Gases de Efeito Estufa para Organizações Públicas do Governo do Estado de Minas Gerais: Elaboração de Inventários Organizacionais de Gases de Efeito Estufa”, trabalho desenvolvido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e sob atual gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O projeto visa a adoção de práticas e políticas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das instituições governamentais.

 

Concorrendo como finalista na mesma modalidade, está o projeto “Gestão de Riscos no âmbito do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)”, que reforça a atuação dos gestores para identificar e tratar os eventos de risco, alavancando resultados das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão. O trabalho foi executado a partir de consultoria fornecida pela Controladoria Seccional da autarquia.

 

Em outra modalidade, denominada "Fortalecimento da integridade, da transparência e da participação social", está o “Painel de Indicadores do Sisema”, desenvolvido pela Assessoria Estratégica da Semad. A plataforma divulga de forma ativa, isto é, independente de solicitação, informações atualizadas relacionadas a diversos temas das instituições que compõem o Sisema. O painel está disponível para acesso por qualquer cidadão no menu "Transparência" do site da Semad.

 

"A participação do Sisema dentre os finalistas do prêmio demonstra o reconhecimento e a valorização do órgão e entidades ambientais no desenvolvimento de trabalhos relevantes para o aprimoramento do sistema de controle interno estadual", destaca a Controladora Setorial da Semad, Thaís Alcântara.

 

O prêmio

 

Esta é a 4ª edição do Prêmio Destaques do Controle. O intuito da CGE é valorizar os agentes públicos que contribuem para o aprimoramento da governança e da transparência, além da integridade e da licitude na gestão pública mineira.

 

As iniciativas serão avaliadas por especialistas de cada área e os vencedores serão conhecidos no dia 13 de dezembro, no Auditório JK da Cidade Administrativa.

 

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900