Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Jovens Mineiros Sustentáveis forma mais 200 alunos no município de Cláudio

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

Claudio04interno

Os alunos formados no JMS são do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos

 

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) se consolida cada vez mais na sensibilização, instrução e formação de cidadãos mais conscientes da causa ambiental. Nesta semana, o Programa deu um importante passo na consolidação de seus objetivos com a formatura de 200 alunos de duas escolas do município de Cláudio, oeste de Minas. Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou a formatura dos alunos das Escolas Municipais Coronel Joaquim da Silva Guimarães e Dr. Mateus Salomé de Oliveira. Cerca de 500 pessoas, entre familiares, professores, alunos e representantes da Prefeitura, participaram do evento.

 

Os alunos formados no JMS são do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. “Todos os anos os municípios que participam do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis promovem a formatura dos alunos participantes. Este ano acompanhamos a formatura dos alunos em Cláudio”, explica Ricardo Cottini, especialista em Educação Ambiental e gestor do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis pela Semad.

 

Em Cláudio, o programa focou os atributos para os quais o município se destaca, como o polo de indústrias de fundição, levando os alunos a conhecerem vários processos de transformação, incluindo visitas a indústrias de reciclagem de metais. O tema “Resíduos Sólidos”, com a questão do lixo produzido todos os dias, juntamente com a necessidade de um consumo consciente, reaproveitamento e reciclagem de materiais, também mobilizou os alunos.

 

Paralelamente às atividades no campo industrial, o tema “Desenvolvimento Rural e Conservação da Água” também foi destaque, com a realização de diversas visitas e experiências práticas no campo. Os alunos visitaram nascentes importantes que contribuem para a produção de água que abastece os cursos d’água da região, e que formam o Rio Pará e deságuam no Rio São Francisco.

 

JMS

 

O Programa Jovens Mineiros busca capacitar os alunos para ações práticas do cotidiano, conforme a realidade local onde vivem. Por meio do conhecimento, vivências e ações locais, o aluno poderá ter um entendimento global do lugar que se tem hoje para viver, com o local que seria o ideal no aspecto de sustentabilidade ambiental.

 

Como estratégias para o sucesso do Programa, as escolas de Cláudio apostaram na inserção das famílias no processo, de modo que muitas informações chegaram aos pais pelos seus filhos, como, por exemplo, como se ter um comportamento e hábitos mais sustentáveis começando na casa onde moram. Os alunos passaram a ser agentes de transformação, atingindo cada vez mais pessoas e multiplicando os ensinamentos e conhecimentos para seu ciclo de convivência.

 

De acordo com Ricardo Cottini, a presença dos pais durante o processo de formação dos alunos foi fundamental, uma vez que a família tem um papel de validar o que a escola ensinou para formação humana e científica dos seus filhos. “Alunos cujas famílias são mais participativas no processo educativo, levam seus filhos a um maior crescimento intelectual, aliado a valores, formação de caráter para a cidadania, incentivando o progresso das habilidades sociais e responsabilidades com o planeta. Dessa forma, a estratégia em trazer a família para o Programa, foi um motivador para as crianças e serve de exemplo para todos os municípios”, afirma.

 

Para o prefeito de Cláudio, Reginaldo de Freitas Santos, “a iniciativa do Governo do Estado junto aos municípios é brilhante porque leva as crianças a se tornarem jovens e futuros adultos conscientes, para atuarem como cidadãos locais, contribuindo para uma cidade mais organizada, limpa, verde e com sabedoria na gestão do meio ambiente”, disse.

 

As secretárias municipais de Meio Ambiente, Anna Caroline Marcelos, e de Educação, Geny Gonçalves de Melo, destacaram a importância do Programa para formação integral dos alunos como futuros cidadãos e também a metodologia pedagógica utilizada. O Programa mescla atividades práticas e teóricas, com base no Currículo Referência de Minas Gerais, documento estadual que institui as diretrizes da base curricular educacional do estado.

 

O município de Cláudio participa também, além do Jovens Mineiros Sustentáveis, de outro programa desenvolvido pela Semad, o Programa Conheça seu Amigo, voltado para a fauna doméstica. A intenção da prefeitura para o próximo ano é criar estratégias para trabalhar o tema dos animais domésticos em todas as escolas, seguindo as metodologias que foram assimiladas pelo município no Programa Jovens Mineiros, principalmente na pedagogia e técnicas para aprendizagem dos alunos.

 

“O Programa Jovens Mineiros se consolida como uma ação para impulsionar, inspirar e motivar os municípios a criarem suas próprias ações. Minas fornece os subsídios para que, cada um dentro da sua vocação e perfil, possa desenvolver ações e práticas ambientalmente corretas, construindo um estado mais verde e sustentável”, declarou o gestor ambiental.

 

O Programa Jovens Mineiros atualmente está em 104 municípios mineiros, somando 180 escolas municipais e 6.519 alunos participantes.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900