Comunidade rural em Pocrane é beneficiada com poço tubular para captação de água potável

Foto: Sisema/Divulgação
Pocrane DENTRO

Moradores da comunidade rural Cantinho do Céu, em Pocrane, no Vale do Rio Doce, têm agora acesso à água potável de qualidade. Na terça-feira (14/11), o Governo de Minas inaugurou no município um poço tubular profundo para captação de água.

Em 2020, Pocrane foi selecionado no edital de Chamamento Público, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios aptos a receberem a perfuração. Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, Termo de Cooperação Técnica para a instalação de 100 poços, dos quais 80 já foram instalados.

De acordo com o superintendente de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento tem sido uma das marcas da atual gestão do Governo de Minas.

“As parcerias com as prefeituras vêm garantindo a ampliação do abastecimento e da malha de distribuição. Com esses cem poços tubulares não foi diferente. O Estado entrou com os estudos de viabilidade técnica e implantação dos poços, enquanto os municípios são responsáveis pela estruturação dos reservatórios e das redes adutoras e de distribuição”, explica o superintendente.

A obra irá beneficiar cerca de 40 habitantes da comunidade rural. As montagens dos sistemas de distribuição de água - redes de adução, redes de distribuição, reservação, kit clorador, equipamentos - foram executadas com recurso do município.

"Já tivemos muitos problemas com a água, mas essa que está chegando agora é abençoada. Podemos bebê-la tranquilos. É muito boa", conta o morador Valdomiro Pereira.

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes pais e crianças contempladas pela obra, o prefeito Ernane José de Macedo e o Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Marco Tulio.

O prefeito municipal Ernane José disse que as obras são de suma importância para a população local, que agora terá acesso à água de qualidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida de toda população. “Ampliar o acesso à água potável de qualidade é também garantir um futuro ainda melhor para todas as crianças da comunidade Cantinho do Céu”, ponderou o gestor municipal.

Luiz Fernando Motta