Sisema conquista reconhecimento no Prêmio Gestão Ambiental 2023

Foto: Sisema/Divulgação

SISEMA DENTRO 1

Projetos Mira e Aliança Ambiental Estratégica receberam comenda e o certificado da ONG Zeladoria do Planeta

Dois projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foram agraciados, nessa quinta-feira (9), no Prêmio Gestão Ambiental 2023, realizado pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta. O Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira), desenvolvido pelo Igam, e a Aliança Ambiental Estratégica, elaborada pela Semad em parceria com a FIEMG e IEL, foram premiados como exemplos de modernidade para o meio ambiente em Minas Gerais.

Realizada desde 2004, a premiação da ONG é uma homenagem às iniciativas que se destacaram no desenvolvimento de projetos socioambientais no estado. Tradicionalmente, os projetos concorrentes ao prêmio são indicados por uma comissão independente de avaliação, sorteados entre os filiados à Zeladoria do Planeta, que analisam projetos de empresas, instituições e pessoas que se destacaram. Neste ano, foram 54 projetos analisados, entre os quais a organização selecionou 17 que mais contribuíram para excelência, exemplo e modernidade nas questões ambientais de alta relevância.

“O Sisema ter recebido esses dois prêmios é um reconhecimento público das ações que estão sendo desenvolvidas nessas duas áreas. O Mira é um instrumento fundamental de monitoramento com base em política pública, especialmente para o enfrentamento dos eventos hidrológicos extremos, de secas e estiagem, além de promover o aprimoramento das autorizações de uso de água. A Aliança Estratégica reforça a necessidade de avançarmos em projetos socioambientais com as empresas para além das obrigações legais, e isso tem sido uma tônica da crescente comprovação do comprometimento do setor produtivo com a sustentabilidade”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

A cerimônia de premiação dos 17 agraciados ocorreu no Grande Hotel Ronaldo Fraga e contou com a presença da secretária Marília Melo, do secretário-adjunto da Semad, Leonardo Rodrigues, do diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, e da equipe da Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad.

Segundo ressaltou o diretor-presidente da Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, o Prêmio de Gestão Ambiental é o maior reconhecimento aos bons exemplos pela sustentabilidade em Minas e um incentivo àqueles que promovem e investem em projetos de alta relevância socioambiental. "Mostrar bons exemplos e reconhecer a relevância de iniciativas e projetos em todos os segmentos da sociedade requer muita dedicação, coragem, conhecimento e pesquisa. Sentimo-nos honrados em termos analisado 54 projetos e agraciado 17 com a comenda e o certificado", disse, durante a cerimônia.

MIRA

Lançado em março deste ano, o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira) foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Atenção das Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A ferramenta permite que o Igam monitore, em tempo real, a disponibilidade hídrica de todas as suas bacias hidrográficas e a demanda das captações de água realizadas em Minas. O sistema utiliza a telemetria para o recebimento e tratamento de dados relativos à vazão e fluxo residual dos corpos d'água, simplificando processos e garantindo transparência à gestão pública dos recursos hídricos.

De acordo com Marcelo da Fonseca, “esse sistema reforça o compromisso da transparência da gestão hídrica em Minas, uma vez que disponibiliza publicamente os dados pela internet, por meio do Portal EcoSistemas”.

ALIANÇA AMBIENTAL ESTRATÉGICA

A Aliança Ambiental é uma iniciativa colaborativa entre a Semad, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) que visa facilitar a implementação de projetos socioambientais voluntários por empresas em Minas Gerais. O processo de participação ocorre em fases distintas, que passam pela adesão à Aliança, avaliação detalhada e monitoramento contínuo do projeto implementado pela empresa e a concessão do "Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental.”

"Acreditamos que os projetos socioambientais são efetivos e transformadores. A Aliança Ambiental tem o objetivo principal de promover e reconhecer os projetos socioambientais voluntários, que contribuem para o desenvolvimento sustentável em Minas", explica a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

Luciane Evans