Programa AmbientAÇÃO atua em 72 prédios públicos levando consciência ambiental a servidores

Foto: Divulgação/Semad

ambientacao01 Dentro

As entidades que implantam o AmbientAÇÃO executam ações como coleta seletiva, debates ambientais e coletas de materiais recicláveis

A administração pública de Minas Gerais possui um forte aliado no incentivo à consciência ambiental e às práticas sustentáveis entre os servidores públicos estaduais. Em 2023, o programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), já conta com 44 organizações em 72 prédios públicos participantes, em 27 municípios mineiros. Em 2022, apenas 14 instituições desenvolviam as atividades em prédios externos à Cidade Administrativa.

Entre janeiro e 31 de outubro de 2023, as organizações reciclaram materiais como papel e papelão num total de 41.493kg. Os lacres de alumínio somaram 460,4 kg, sendo que com 140 kg é possivel viabilizar uma cadeira de rodas para doação. As tampinhas plásticas tiveram um total de 414kg, dos quais para cada 150kg é possivel a castração de um cão ou gato.

As entidades que implantam o Programa AmbientAÇÂO executam ações como eficiência energética, redução no consumo de água, coleta seletiva com separação de materiais recicláveis e debates ambientais. Com a coordenação da Semad, que orienta e avalia os trabalhos das entidades parceiras, esses órgãos estão promovendo uma nova cultura de conscientização no serviço público.

O programa foi criado em 2003 e, em 2019, passou a fazer parte do elenco de projetos da Semad. Uma das vertentes prevê a parceria também com projetos sociais, como é feito com o Lacre do Bem, para o qual o programa já ajudou a entregar, por meio de coleta de lacres de latinha, 22 cadeiras de rodas. Outro parceiro é o Castração Ecológica, que revende tampinhas plásticas em troca de recurso para castração de animais de rua.

“Em 2023, com a retomada do programa nas instituições sediadas na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, foi definida a temática “Resíduos”, para a qual será trabalhado o retorno de materiais para a cadeia produtiva por meio da reciclagem, aumentando assim a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis”, observa um dos coordenadores do AmbientAÇÂO, Clair José Benfica.

Parceiros

Em 2022, participavam do AmbientAÇÂO, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa com 28 unidades regionais), Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Hemominas, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), MG Participações (MGi), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Escola de Saúde Pública de Minas Gerais(ESP),Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), além das Prefeituras Municipais de Paracatu, Nepomuceno, Campo Florido e  Itapecerica

Em 2023, aderiram ao AmbientAÇÂO, 30 novas instituições. São elas a Cruz Vermelha Brasileira, Prefeituras de Nova Serrana, Turmalina e Baldim, além da Superintendência Regional de Ensino de Carangola.

Também participam o Gabinete Militar do Governador (GMG), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (SEE), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Loteria Mineira (LEMG), Investminas, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), Ouvidoria Geral de Minas Gerais (OGE), Polícia Civil (PCMG), Controladoria Geral do Estado (CGE), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais( Arsae), Sejusp, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Cecad.

Emerson Gomes