Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas amplia projeto que consolida a cultura organizacional na administração pública e contribui para desenvolvimento do Estado

PDFImprimirE-mail

 

seplaginterna

Iniciativa elenca valores e práticas essenciais para aprimorar o serviço público para os mineiros 

 

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta segunda-feira (30/10), a Jornada da Cultura Organizacional para servidores de secretarias e órgãos autônomos do Estado. A iniciativa faz parte do projeto “Valores e Práticas”, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), que aponta comportamentos importantes para os agentes públicos estaduais, com objetivo de aprimorar de forma permanente o serviço público mineiro. Clique aqui para acessar o conteúdo. 

 

O projeto já envolvia os gestores e, agora, foi ampliado para a participação direta de servidores de secretarias de Estado e órgãos autônomos. A Jornada foi apresentada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, em transmissão ao vivo no canal do YouTube da Seplag-MG.

 

Trata-se de uma atividade on-line e individual, realizada com login e senha. Nela, são apresentados conteúdos sobre cultura organizacional e mudança, que irão apoiar os servidores nas suas atividades do dia a dia. 

 

“Esse projeto traça os propósitos desejados pelo Governo de Minas para os servidores públicos, para que a gente tenha, no Estado, um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. Nós queremos efetivamente transformar Minas no melhor lugar para se viver e investir e mostrar isso para o cidadão”, explicou Luísa Barreto. 

 

A secretária destacou como valores do Estado a iniciativa, a proatividade, a integração e a desburocratização dos serviços. "A partir da consolidação da nossa cultura organizacional, com o comprometimento dos servidores públicos, conseguimos ter um governo mais preparado para entregas melhores à sociedade mineira", complementou. 

 

Os comportamentos desejados e os que devem ser evitados já estão presentes no dia a dia dos servidores estaduais, como ressaltou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. Segundo ela, a iniciativa busca jogar luz a esses fatos e assegurar que tanto agentes públicos quanto cidadãos mineiros percebam nitidamente a cultura do Estado. 

 

"Buscamos que todos tenham a imagem de Minas Gerais com serviços simples e eficientes, equipes colaborativas, sempre dispostas a atender todos da melhor forma, e que jamais colocarão o objetivo próprio do servidor à frente de qualquer objetivo e necessidade do coletivo, da sociedade", reforçou. 

 

Valores e práticas

 

O projeto Valores e Práticas é desenvolvido com os gestores do Estado desde o fim de 2020, em parceria com a Comunitas e com apoio técnico da consultoria Betania Tanure Associados (BTA). Agora, com a Jornada da Cultura Organizacional, o público-alvo da iniciativa foi ampliado, possibilitando a participação direta de servidores. 

 

Chamada de “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, a gestão da cultura aponta os comportamentos que fortalecem os objetivos propostos – nós fazemos – e os que não contribuem para esse aprimoramento – nós não fazemos – que devem ser observados na rotina de trabalho. Para acessar a Jornada da Cultura Organizacional, clique aqui

 

Nesta etapa, participam do projeto servidores das seguintes secretarias e órgãos: Agricultura e Pecuária; Comunicação, Casa Civil, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Fazenda, Governo, Infraestrutura e Mobilidade, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Gestão, Secretaria Geral, Advocacia Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado e Polícia Civil de Minas Gerais. 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900