Programa Jovens Mineiros Sustentáveis lança novo edital para seleção de mais 40 municípios

Foto: Sisema/Divulgação

jms dentro

Em seu 3° edital, o programa pode alcançar 9 mil alunos da rede pública em 2024

O programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) expande suas atividades em Minas Gerais e pode alcançar, em 2024, até 9 mil alunos da rede pública municipal. Nesta terça-feira (31), foi lançado o 3º edital do programa para seleção de mais 40 municípios mineiros, abrangendo 80 escolas municipais participantes. Atualmente, o JMS está em andamento em 104 cidades, beneficiando cerca de 6 mil crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de todo o estado. As inscrições para a nova seleção começam no próximo dia 10 e se encerram no dia 24 de novembro. Acesse aqui o edital.

Lançado oficialmente em 2022, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o programa introduz uma nova metodologia de ensino sobre o meio ambiente nas salas de aula das escolas participantes. Por meio de abordagens teóricas e práticas, os alunos aprendem sobre temas como consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos, educação humanitária e mudanças climáticas.

Para alcançar esse objetivo, a equipe da Semad capacita educadores e fornece material didático, desenvolvido por servidores da pasta e baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O JMS propõe atividades escolares de educação ambiental e humanitária, dividas em tópicos específicos. As escolas participantes são acompanhadas de perto pela equipe da Semad que, além de grupos em WhatsApp para suporte a educadores, faz visitas às instituições de ensino para acompanhar o andamento do programa junto aos alunos e educadores.

Os trabalhos desenvolvidos são avaliados pela Semad e, ao final do ano letivo, as escolas com melhores desempenhos são agraciadas com prêmios concedidos pelo Estado. “Com uma abordagem que prioriza o envolvimento prático e o desenvolvimento de consciência ambiental entre os jovens, o JMS está pavimentando o caminho para uma geração futura mais consciente e responsável em relação ao seu ambiente. Esse comprometimento tem se expandido para as famílias e sociedade. A parceria entre o Governo de Minas e as escolas está moldando não apenas a mentalidade dos alunos, mas também a narrativa sobre a importância da sustentabilidade em todo o estado”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Seleção

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 10 de novembro e terminam no dia 24 de novembro. A seleção dos municípios será realizada por uma Comissão de Avaliação e Julgamento, composta por até três servidores da Diretoria de Educação Ambiental da Semad. Os critérios de seleção levam em conta o número de municípios inscritos e habilitados, com distribuição de vagas proporcional à quantidade de cidades por Unidades Regionais de Fiscalização da Semad.

Os critérios para essa distribuição incluem o percentual de municípios participantes do JMS por Unidade Regional, considerando a quantidade de municípios com Termos de Cooperação Técnica prorrogados, além de levar em consideração o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) municipal. Os selecionados celebrarão Termo de Cooperação Técnica com a Semad.

A divulgação dos municípios habilitados para a seleção ocorre no dia 5 de dezembro, e o resultado final dos municípios classificados, após fase de recursos, será anunciado no dia 13 de dezembro.

Continuidade

Os municípios que fazem parte do programa e optem pela continuidade dele devem solicitar a prorrogação do Termo de Cooperação Técnica vigente, mediante apresentação de ofício, conforme modelo específico disponibilizado para download no endereço eletrônico www.meioambiente.mg.gov.br/jovensmineiros, e da Ficha de Cadastro dos Gestores Municipais e Escolas Participantes, a serem encaminhados para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. no período de 10 a 24 de novembro.

Luciane Evans