Plataforma IDE-Sisema tem 89 novas camadas ambientais relativas à hidrografia e APPs

IDE-Sisema MAT
Zoom para a área da bacia do rio Santo Antônio com todas as camadas ativas da FDBS: Hidrografia, Nascentes, Massas Dágua, Rios Duplos e APPs

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), plataforma pública de dados georreferenciados do Estado, conta agora com novas camadas ambientais. Foram incluídos dados em alta resolução relativos à hidrografia - nascentes, rios duplos e massas d’água - e Áreas de Preservação Permanente (APPs).

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), através da Gerência de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas (Grape) e da Gerência de Monitoramento Territorial e Geoprocessamento (Gemog).

A DGTA fez a análise e consolidação de dados por circunscrições hidrográficas a partir do “Mapeamento em Alta Resolução dos Biomas Brasileiros”, elaborado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). O IEF, através da Grape e da Gemog, fez a avaliação e corroboração dos dados.

A plataforma conta, ao todo, com 89 novas camadas, sendo: 43 de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), 43 de trechos hidrográficos por circunscrições hidrográficas; 1 de camada de massa d’água, 1 de rios duplos e 1 de nascentes.

De acordo com a diretora de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) da Semad, Cecília Siman, os dados podem servir como subsídio para diversos levantamentos ambientais. “São camadas com uma resolução espacial que auxiliam, por exemplo, na avaliação inicial da presença de nascentes. Além disso, ao delimitar corpos hídricos e APPs, as camadas podem ser combinadas com outras informações ambientais na IDE-Sisema, facilitando avaliações mais integradas e atividades desenvolvidas por analistas e gestores do Sisema”, pontua.

O gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas (Grape) do IEF Thiago Gelape, reforça a importância dos dados para análises no âmbito dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que trabalha a regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais através da conciliação das agendas produtiva e ambiental. “Os referidos dados trazidos e disponibilizados na IDE vão subsidiar a correta análise pelos órgãos ambientais das informações declaradas pelos proprietários na plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), e consequentemente nas ações de regularização necessárias”, avalia.

O superintendente de Gestão Ambiental, Diogo Franco, salienta a importância das novas camadas na difusão de dados socioambientais georreferenciados e padronizados do território mineiro. “É uma plataforma livre, que está inteiramente disponível para qualquer usuário. Isso demonstra sua importância para subsidiar o planejamento ambiental, a gestão territorial e as atividades do Sisema”, ressalta.

IDE-Sisema

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) é uma plataforma pública de dados socioambientais georreferenciados do Estado, com modelo de gestão corporativa e compartilhada entre os órgãos.

O acesso é livre e pode ser feito cilcando aqui.

As novas camadas na IDE-Sisema estão na categoria “Instrumentos e Projetos Territoriais” e subcategoria “Mapeamento em Alta Resolução dos Biomas Brasileiros (FBDS)”.

No catálogo de metadados da IDE-Sisema é possível consultar informações técnicas relacionadas a camadas atualmente disponíveis na infraestrutura, em um ambiente integrado e dinâmico de utilização.

O metadado das novas camadas disponíveis pode ser acessado por meio deste link.

Luiz Fernando Motta