Trabalhos de servidores de MG conquistam I Prêmio Servidor e Servidora de Valor

Foto: Semad/Divulgação

premio dentro 1

“Programa de Regularização Ambiental (PRA): Produzir Sustentável“ e o “Painel de Indicadores do Sisema” foram agraciados

Duas equipes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) de Minas Gerais foram finalistas do I Prêmio Servidor e Servidora de Valor, organizado pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate). A iniciativa foi criada para reconhecer e dar visibilidade a práticas inovadoras desenvolvidas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes de servidoras e servidores públicos de carreira, com objetivo de prestar um serviço de excelência para a população.

O anúncio das premiações foi feito na abertura do VIII Congresso Nacional da Conacate, na última segunda-feira (16), em Brasília, no Distrito Federal. O projeto “Painel de Indicadores do Sisema“ conquistou o primeiro lugar e o “Programa de Regularização Ambiental: PRA Produzir Sustentável“ ficou em terceiro lugar.

O “Painel de Indicadores do Sisema”, uma iniciativa coordenada pela Assessoria Estratégica (Aest) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é uma plataforma de gestão desenvolvida na versão gratuita da ferramenta de business intelligence PowerBI. O painel traz informações sobre vários temas das instituições que compõem o Sisema, tais como: licenciamento ambiental, cobertura vegetal nativa, soltura de animais, unidades de conservação, denúncias e requisições, índice de desempenho ambiental municipal e outros. Uma parte do painel trata, também, da gestão de barragens.

“O mais importante é que ele está disponível para qualquer cidadão, trazendo transparência para as metas e resultados alcançados pelas pastas de meio ambiente em Minas Gerais”, detalha a analista ambiental Fernanda Teixeira Silva. A servidora desenvolveu o projeto junto às gestoras ambientais Daniela Cristina Pereira Fonseca e Janaína dos Santos Teófilo, além da assessora-chefe da Aest, Nathália Milagre Hazan.

Por meio dos sites de cada instituição do Sisema, qualquer cidadão pode acessar o Painel de Indicadores, utilizando filtros para consultar a área temática do seu interesse. Os dados são lançados no painel por meio de planilhas excel - normalmente as que já são usadas pelas equipes técnicas no trabalho rotineiro delas - e atualizados mensalmente.

“As áreas técnicas fazem a atualização das planilhas que ficam disponibilizadas no onedrive (nuvem) e a equipe da assessoria estratégica faz a atualização do painel”, explica Fernanda Teixeira.

PRA Produzir Sustentável

O outro projeto premiado foi o “Programa de Regularização Ambiental: PRA Produzir Sustentável“, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e coordenado pelas analistas ambientais Juliana Costa Chaves e Janaína Mendonça Pereira, junto ao gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento de Ecossistemas, Thiago Cavanelas Gelape.

O objetivo do programa é promover a regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais, no cumprimento legal do Código Florestal Brasileiro, que vem sendo ampliado em Minas a partir de um projeto que alia recuperação de áreas degradadas e incentivo ao uso sustentável da terra. O PRA Produzir Sustentável propõe uma nova abordagem à implementação do Programa de Regularização Ambiental no estado. Em sua versão mineira, o programa busca atuar em parceria com o proprietário rural, indo além da identificação de passivos ambientais ao agregar suporte para a geração de renda sustentável nas propriedades em que atua.

A partir do programa, é realizada a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios por meio da adequação ambiental e produtiva destes imóveis. Desta forma, recupera-se o passivo ambiental pela restauração das nascentes e matas ciliares, por exemplo.

“Essa melhoria produtiva das áreas vai produzir também uma geração de renda e o desenvolvimento sustentável”, explica Janaína Mendonça. “Para a execução deste programa, estamos realizando um conjunto de reuniões e articulações institucionais para a construção de parcerias locais, regionais e estratégicas com órgãos do estado e organizações da sociedade civil. Queremos construir e fortalecer a governança ambiental e também promover a sinergia entre as instituições, economizando recursos e tornando as ações mais eficientes e integradas”, completa a analista ambiental.

Princípios e valores

O Prêmio Servidor e Servidora de Valor é uma iniciativa inédita e que tem a finalidade de dar visibilidade às práticas inovadoras desenvolvidas por servidores na Administração Pública. A premiação tem o objetivo de reconhecer, dar visibilidade e auxiliar na disseminação de iniciativas, ações, trabalhos e práticas inovadoras desenvolvidas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes de servidoras e servidores públicos.

O VIII Congresso Nacional da Conacate acontece de 16 a 19 de outubro, em Brasília (DF), e tem propõe o debate de temas importantes para os servidores públicos e para a sociedade.

Sindsema