Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de gestão sustentável de resíduos e consumo consciente

PDFImprimirE-mail

Imagem: Semad/Divulgação
CONSUMO CONSCIENTE DENTRO 1
Formação, ofertada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é voltada especialmente para professores
 

Já estão abertas as inscrições para o curso “Gestão Sustentável de Resíduos e Consumo Consciente: Uma Proposta para Educadores – 2023”, uma formação online e gratuita ofertada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). O curso, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental de Resíduos Sólidos e no Currículo Referência de Minas Gerais, tem a finalidade de compartilhar questões fundamentais da educação ambiental no ensino formal, com foco em atividades voltadas para o problema dos resíduos sólidos.

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de outubro por meio deste link . A formação é voltada para professores e pessoas ligadas à temática ambiental, como analistas, gestores públicos, dirigentes de ONGs, estudantes de curso técnico e do ensino superior.

 

O objetivo é proporcionar aos educadores, sugestões de conteúdos e atividades de educação ambiental de forma transversal e interdisciplinar, para ser ministrado aos alunos da educação básica, com foco na questão dos resíduos sólidos, um dos principais desafios ambientais da atualidade. O período do curso é de 23 de outubro a 23 de novembro, na modalidade a distância, pela plataforma Trilhas do Saber, com carga horária de 20 horas/aula.

 

“Este curso é um instrumento para ajudar os educadores a trabalharem essa temática com alunos dos ensinos fundamental e médio, alinhando o enfoque aos principais objetivos da política nacional de resíduos sólidos", explicou a gestora ambiental Sophia Lins, que integra a equipe da diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad.

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, destaca que o curso faz parte do Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental, lançado em março, e conta com cinco cursos gratuitos. “Nosso objetivo é difundir boas práticas em educação ambiental e ampliar as oportunidades de participação”, frisou.

 

O curso

 

O conteúdo será disponibilizado em cinco módulos: Educação ambiental no ensino formal; A transversalidade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na Educação Ambiental; A Educação Ambiental como instrumento de Política Nacional de Resíduos Sólidos; Sugestão de atividades de EA voltados para gestão sustentável de resíduos e para consumo consciente a serem desenvolvidos nos ensinos fundamental e médio; e Como elaborar um projeto interdisciplinar de EA voltado para a problemática dos resíduos sólidos.

 

Algumas das ferramentas disponibilizadas durante o curso são o check list, que permite ao participante listar e acompanhar seu progresso nas atividades realizadas; questionários avaliativos; avaliação de satisfação do curso, com coleta de opiniões dos participantes para o aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas; dentre outras.

 

O conteúdo é apresentado em formato interativo, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica aos participantes do curso. Um dos destaques é o caderno de atividades elaborado para trabalhar os temas, com sugestões de atividades variadas para alunos.

 

Serão distribuídos 100 pontos em atividades e avaliações da seguinte forma: Fórum de Apresentação, 20 pontos; atividades avaliativas, 80 pontos. Para aprovação será necessário a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos. O certificado da capacitação estará disponível aos alunos que atenderem aos requisitos para aprovação.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900