Encontro reúne estado e municípios para discutir meio ambiente e os caminhos para o desenvolvimento sustentável em Minas

Foto: Robson Santos/Ascom Sisema

Robson - SEMAD  62 Homenagemsecretária

Visando promover o fortalecimento da gestão conjunta das questões ambientais, representantes dos poderes municipais, estadual e federal se reuniram na tarde desta segunda-feira (16/10), em Belo Horizonte, para a abertura do Encontro da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma/MG). O evento, que acontece no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O Encontro da Anamma/MG terá continuidade nesta terça-feira (17), às 9h, com programação direcionada a gestores ambientais, representantes de instituições acadêmicas no segmento ambiental e sociedade em geral. Palestras e mesas de discussão abordam diversos temas ambientais, como Licenciamento, Resíduos Sólidos, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Mineração e Municípios.

A secretária Marília Melo foi uma das homenageadas pela Anamma pelas contribuições à gestão ambiental no Estado. Ela destacou a importância do seminário para o alinhamento do planejamento de ações junto aos municípios. "Temos uma engrenagem que precisa funcionar com União, estado e municípios trabalhando juntos. É no município que as coisas acontecem. Esse seminário hoje é muito importante para que possamos avançar de maneira conjunta", destacou.

Marília também ministrou uma palestra sobre como as políticas, planos e programas ambientais estaduais podem ser alinhados com as necessidades e iniciativas dos municípios para alcançar objetivos comuns em prol do meio ambiente. Ela defendeu uma ampliação da agenda ambiental, focada não somente no licenciamento ambiental. "Queremos trazer a gestão ambiental para a pauta novamente, com instrumentos que levam ao caminho do desempenho ambiental. Estamos construindo uma agenda propositiva, com o combate ao desmatamento junto às prefeituras, atenção à fauna doméstica, proteção das Unidades de Conservação, investimentos em saneamento, e programas de educação ambiental com métodos para gerar resultado, como no nosso Jovens Mineiros Sustentáveis", pontuou.

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, participou da palestra da secretária e ressaltou que no município o conceito de qualidade ambiental se aproxima muito do que se entende por qualidade de vida. "Esse trabalho em conjunto reforça o papel fundamental de cada um nessa cadeia. É importante envolver a população, que é quem sente na pele cada um dos fatores", disse.

Ainda participaram da abertura do encontro prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e parlamentares; representantes do Ministério Público, da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente (Sindsema); além dos gestores da Anamma nacional e da Anamma/MG.

A tarde de abertura foi marcada também pela posse oficial da nova gestão da Anamma em Minas, presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho. "Temos muito a fazer. Quero agradecer a todos os gestores e chamá-los para essa construção da nossa associação com debate, participação e ocupando os espaços de destaque na política estadual e nacional", pontuou Gabriel.

Anamma e Semad

O Governo de Minas, por meio da Semad, e Anamma/MG defendem a importância de estruturar os municípios para uma gestão ambiental adequada, em prol do desenvolvimento sustentável.

O evento é um símbolo desse entendimento mútuo, visando fornecer conhecimento e capacitação aos municípios. Destaca-se que a Semad tem um conjunto de ações e programas permanentes voltados aos municípios.

Luiz Fernando Motta