Sisema investe R$ 20 milhões em modernização de parque computacional para otimizar serviços ambientais

Foto: Ingrid Báo

MODERNIZAÇÃO DENTRO

Serão investidos cerca de R$ 20 milhões na atualização tecnológica e estruturação da infraestrutura de produção dos órgãos ambientais do Estado

O Governo de Minas deu início, nesta semana, à entrega de novos equipamentos tecnológicos, como computadores, softwares e periféricos, para modernização da sede e unidades regionais dos órgãos ambientais que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com um investimento total de R$ 20 milhões, a ação tem por objetivo modernizar a infraestrutura tecnológica do Estado, atualizando estações de trabalho e otimizando a entrega de serviços ambientais à população.

O recurso é proveniente de Termo de Compromisso de Descomissionamento de Barragens firmado entre Estado, Ministério Público (MPMG) e Vale S/A, em virtude do não cumprimento do prazo para descaracterização de barragens, estipulado pela Lei Estadual 23.291, conhecida como Lei Mar de Lama Nunca Mais.

O início da entrega dos novos equipamentos foi anunciado pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, durante a reunião de alinhamento dos superintendentes regionais de meio ambiente, na última terça-feira (10/10). Ela destacou que estão sendo priorizados os investimentos na melhoria das regionais do Sisema, por meio desse recurso de dano moral coletivo.

“A modernização do parque computacional do Sisema irá garantir melhor desempenho, maior produtividade, confiabilidade e capacidade de entrega aos serviços prestados pelos órgãos ambientais do Estado. Além de proporcionar aos servidores melhores condições de trabalho para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades profissionais ”, salienta a secretária.

Plano de Distribuição

O Projeto de Modernização do Parque Computacional do Sisema foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Para garantir a efetividade das entregas e a correta destinação dos equipamentos adquiridos, a STI desenvolveu um Plano de Distribuição baseado em análises técnicas promovidas pelo setor.

“Nesta primeira fase, teremos a substituição de todas as máquinas com sistema operacional Windows 7/Linux das unidades regionais da Semad e, na sequência, serão atendidas as demais casas que integram o Sisema, bem como suas respectivas regionais”, conta o diretor de Infraestrutura e Suporte em TI da Semad, Walbert Martins.

Levantamento realizado pela Diretoria de Infraestrutura e Suporte em Tecnologia da Informação identificou como obsoletos 25% dos computadores utilizados nas 10 Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) do Estado. “Entendemos por obsoletos aqueles equipamentos que já não são considerados eficientes ou atualizados de acordo com os padrões tecnológicos atuais”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Semad, Tiago Aroeira.

Além das substituições das máquinas, serão também disponibilizados, nesta primeira fase de distribuição, um monitor extra para cada computador, um servidor de armazenamento para backup de arquivos da unidade regional contemplada, uma fonte de alimentação de energia (no-break) e um projetor. Também serão realizadas entregas de equipamentos para áreas específicas do Sisema, como por exemplo das estações para a criação da Sala de Inteligência da Fiscalização.

Após levantamento patrimonial e análise técnica, serão atendidos também o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

“Em uma outra etapa, as regionais receberão também upgrade de computadores da camada superior de obsolescência com memórias RAM e SSD’s, Webcam, headset, Roteador Wireless/Access Point, Switch’s, Notebooks, kits teclado/mouse para substituição sob demanda e filtros de linha”, acrescenta Tiago.

Edwaldo Cabidelli