Estado e municípios discutem caminhos para fortalecer o desenvolvimento sustentável em Minas

Imagem: Semad/Divulgaçao

ANAMMA-MG DENTRO 1

Evento realizado pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma/MG), com o apoio da Semad, reúne prefeitos, gestores ambientais, parlamentares, autoridades e sociedade civil

Entre os dias 16 e 17 de outubro, o Governo de Minas e os municípios mineiros discutem os caminhos de Minas Gerais para o desenvolvimento sustentável. O encontro é realizado pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e visa fortalecer a gestão conjunta das questões ambientais pelos poderes municipais, estadual e federal.

O evento acontece no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e é direcionado a gestores ambientais, representantes de instituições acadêmicas no segmento ambiental e sociedade em geral.

A abertura ocorrerá no dia 16, às 14h, e contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e parlamentares; representantes do Ministério Público, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e dos setores produtivos; além dos gestores da Anamma nacional e da Anamma MG.

No primeiro dia do encontro também será realizada a posse oficial da nova gestão da Anamma em Minas, presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho.

Serão dois dias de evento, com palestras e mesas de discussão sobre diversos temas ambientais, como Licenciamento, Resíduos Sólidos, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Mineração e Municípios. Estarão nas mesas de discussões autoridades municipais, representantes dos setores públicos e privados. Representando a pasta estadual ambiental, estarão o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; e a chefe de gabinete da Feam, Renata Araújo.

A secretária Marília Melo ministrará uma palestra sobre como as políticas, planos e programas ambientais estaduais podem ser alinhados com as necessidades e iniciativas dos municípios para alcançar objetivos comuns em prol do meio ambiente. O evento ainda terá uma homenagem àqueles que tiveram um impacto significativo na história da gestão ambiental em Minas Gerais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link .

Anamma e Semad

O Governo de Minas, por meio da Semad, e Anamma/MG defendem a importância de estruturar os municípios para uma gestão ambiental adequada, em prol do desenvolvimento sustentável. Este evento é um símbolo desse entendimento mútuo, visando fornecer conhecimento e capacitação aos municípios. Destaca-se que a Semad tem um conjunto de ações e programas permanentes voltados aos municípios.

Encontro da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente - Anamma/MG

Datas: 16 e 17 de outubro, a partir das 14h (16/10) e às 9h (17/10).
Local: Auditório JK, na Cidade Administrativa - Belo Horizonte.