Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad realiza entrega de veículo para cooperativa de coleta seletiva em Manhumirim

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Sisema/Divulgação

Carro Manhumirim Mat

Empreendimento atua há quase 16 anos na gestão de resíduos no município e é gerido de forma solidária por catadores e catadoras

 

Os serviços de coleta seletiva nos municípios de Manhumirim, Alto Jequitibá e Alto Caparaó, municípios da Zona da Mata mineira, acabam de ganhar um importante reforço. Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram, na última terça-feira (10/10), em Manhumirim, para a entrega de um veículo para a Cooperativa Aguapé.

 

O empreendimento atua há quase 16 anos na gestão de resíduos no município e é gerido de forma solidária por catadores e catadoras. São 23 cooperados que, juntos, destinam aproximadamente 110 toneladas por mês de materiais recicláveis. Atualmente, a cooperativa também presta serviços às cidades vizinhas de Alto Jequitibá e Alto Caparaó. Graças a essas parcerias com os municípios, investimentos públicos e logística reversa, a cooperativa possui a maior infraestrutura dentre as organizações de catadores da Zona da Mata mineira.

 

O subsecretário de Gestão de Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destaca a importância da estruturação junto à Cooperativa Aguapé, que irá proporcionar melhorias significativas na gestão dos serviços de resíduos sólidos, em especial a coleta seletiva. "A aquisição do veículo beneficiará toda a cooperativa, proporcionando um melhor planejamento logístico das atividades desenvolvidas por todos os integrantes da associação".

 

O gestor Técnico da Cooperativa Aguapé, José Weber Pereira, comemorou a aquisição ressaltando que o veículo irá proporcionar segurança e mobilidade. "Vai auxiliar bastante no deslocamento dos catadores, pois nossa unidade de triagem está longe da cidade. Vamos usar o carro também para visitar clientes, transportar materiais e na participação de encontros e capacitações", avalia.

 

A solenidade de entrega do veículo contou com a presença da coordenadora do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Ana Paula Gonçalves, além dos prefeitos dos três municípios. O veículo entregue à cooperativa, no valor de R$ 88.623,86, foi adquirido com recurso proveniente do convênio formalizado com a Semad, por meio de recurso de emenda parlamentar.

 

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900