Bosque do Amanhã supera meta de 6 mil mudas plantadas em mais de 90 municípios mineiros

Foto: Ingrid Báo

WhatsApp Image 2023-10-03 at 11.22.04

Estimativa é de que essas árvores adultas sejam responsáveis, a cada ano, pela remoção média de 74,8 toneladas de CO2 equivalente do ar

A meta lançada no mês de setembro foi de 6 mil mudas plantadas, o que representa uma árvore por aluno participante do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Na sexta-feira (29/09), a meta foi atingida, mas os plantios ainda continuam. Nesta segunda-feira (2/10), a atividade de plantio do Bosque do Amanhã ocorreu no município de Lagoa Santa, com 50 mudas plantadas. No dia 03/10 o plantio será no município de Carangola e dia 06/10, o encerramento da atividade será em Padre Carvalho. O projeto alcançou números bem superiores à meta estipulada e muitos motivos para comemorar: 6.523 árvores plantadas por estudantes, que formaram bosques em todos os cantos do estado.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) mobilizou mais de 90 municípios mineiros durante o último mês, nessa ação de educação e conscientização ambiental com crianças e adolescentes.

A estimativa é de que essas árvores adultas sejam responsáveis, a cada ano, pela remoção média de 74,8 toneladas de CO2 equivalente do ar, colaborando para uma melhor qualidade de vida para as atuais e as futuras gerações. Na atividade em Lagoa Santa, alunos do 7º ano da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira fizeram o plantio de 50 mudas de espécies nativas, como jacarandás e ipês, além de árvores frutíferas, como goiabeira e cajueiro.

A ação foi acompanhada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que comemorou os resultados. "Estamos muito felizes com a conclusão desse projeto e como ele mobilizou tantas pessoas. Nossa meta foi superada graças a esse engajamento das prefeituras, das escolas e dos alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Mais do que 6 mil mudas plantadas, esse projeto executado ao longo desse último mês tem a importância de plantar uma semente para um futuro melhor no nosso estado, despertando essas crianças para o cuidado com a natureza", destacou a secretária.

As crianças de Lagoa Santa plantaram as mudas em uma praça do bairro Eldorado. Cada muda está acompanhada de uma placa com o nome do aluno que realizou o plantio. "Fizemos questão de colocar o nome dos estudantes para que no futuro eles possam passar por aqui e ver como estão as árvores, além de ajudar no cuidado com elas. Temos certeza que essas plantas darão frutos, assim como esse projeto do Governo de Minas dará a essas novas gerações", ressaltou o vice-prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão.

O projeto

Desenvolvido em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o projeto Bosque do Amanhã foi lançado como parte das atividades do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e envolveu estudantes das redes municipais de ensino em todos os cantos de Minas Gerais. A meta de 6 mil mudas foi traçada pensando na correspondência de uma árvore por aluno. As plantas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados.

A evolução dos plantios pelos alunos pôde ser acompanhada pelo “Arvorômetro”, criado pela Semad e disponível no site e no Instagram (@meioambienteminasgerais). A partir de agora, o projeto terá uma camada na plataforma de infraestrutura de dados espaciais IDE-Sisema, com a localização dos Bosques do Amanhã.

O desafio está em consonância com a adesão à campanha Race To Zero, em 2021, quando Minas se tornou o primeiro estado do Caribe e América Latina a se comprometer a neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa até 2050. O plantio de árvores é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que ajuda a mitigar os impactos das mudanças climáticas. Uma das formas mais eficazes para absorver parte do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera é o plantio de árvores, uma vez que as espécies usam o CO2 para crescer e liberar oxigênio, trazendo benefícios a todo o meio ambiente.

Jovens Mineiros Sustentáveis

Desenvolvido pela Semad e coordenado pela Subscretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), por meio da Diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais, o Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental, de escolas municipais. Cerca de 6.600 alunos já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022. Neste ano, o programa está em 105 cidades mineiras.

Luiz Fernando Motta