Investimento do Estado garante novos equipamentos e amplia coleta seletiva em Lagoa Dourada

Fotos: Divulgação/Semad

Equipamentos ColetaSeletiva2 Dentro

Recursos são parte de edital que contemplou o Consórcio Cigedas

Representantes da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram, na quinta-feira (28/9), em Lagoa Dourada, no Campo das Vertentes, para entrega de equipamentos para aprimorar a coleta seletiva no município.

A cidade foi contemplada com um elevador de carga, uma prensa hidráulica, quatro carrinhos de cargas e um triturador de orgânicos. Os recursos são parte do valor destinado pelo Governo de Minas ao Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), por meio do Edital de Chamada Pública Semad 002/2022.

No total, o edital irá beneficiar 580 mil habitantes, em 23 municípios de Minas, com investimento de R$4,2 milhões. Os recursos estão sendo empregados na aquisição de prensas, balanças eletrônicas, esteiras, caminhões e empilhadeiras hidráulicas, utilizados preferencialmente na estruturação de associações ou cooperativas locais de catadores de materiais recicláveis, fomentando a economia circular no estado.

"O Governo de Minas, por meio da Semad, está entregando esses equipamentos para fortalecer toda gestão de resíduos sólidos, sobretudo ao que se refere aos catadores de materiais recicláveis. Com esse fortalecimento esperamos que eles possam se organizar em associações e fazer jus ao Bolsa Reciclagem. Essa entrega representa um ciclo de suma importância dentro da gestão de resíduos com o olhar social e ambiental aos municípios”, destacou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

A diretora de Resíduos Sólidos Urbanos da Semad, Isabela Meline, esteve presente na solenidade e destacou a importância da coleta seletiva como uma ação fundamental para a melhoria do meio ambiente e da saúde pública. Ela ressaltou ainda os benefícios para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, bem como a geração de renda e melhores condições de trabalho para os catadores de resíduos locais.

Oportunidade

O presidente do Cigedas, Higino Zacarias de Sousa, falou da importância da publicação de editais como este para que os recursos cheguem até os municípios do interior de Minas. "Agradeço muito à Semad, na pessoa da secretária Marília Melo, por abrir essa chamada pública dando oportunidade aos consórcios que trabalham bem e no sentido da sustentabilidade. Esse recurso é muito importante para auxiliar o trabalho de destinação final do resíduo", disse.

O prefeito de Lagoa Dourada reforçou a importância desses equipamentos para aprimorar o armazenamento e movimentação do material de reciclagem. "Poderemos estruturar melhor nossos projetos e ações para ampliação da coleta seletiva. Importante ressaltar também o aprimoramento que os instrumentos trarão para a associação de catadores de recicláveis local, pois proporcionará melhorias significativas às instalações existentes", pontuou.

Luiz Fernando Motta