Sistema de tratamento de água é inaugurado em comunidades de Pai Pedro, no Norte de Minas, e beneficia cerca de 500 pessoas

Crédito: Divulgação Semad
PAD dentro
Esta é a 24º obra concluída em operação no semiárido mineiro para o acesso de água de qualidade, por meio do Programa Água Doce

A água potável e de qualidade, tão esperada na região do semiárido mineiro, chegou às comunidades rurais da cidade de Pai Pedro, no Norte de Minas. Graças ao Programa Água Doce (PAD), coordenado pela Defesa Civil e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em Minas Gerais, foi inaugurado, nesta quarta-feira (27), o sistema de tratamento da água na comunidade Mirante, que vai beneficiar 127 famílias, cerca de 500 habitantes da região.

Este é o 24º sistema implantado em Minas Gerais, por meio do PAD. Trata-se de uma estação de tratamento da água salobra do poço, que a torna adequada aos padrões de potabilidade para consumo humano. Por meio dessa tecnologia, cinco comunidades rurais em São Pedro (Vila Sudário, São Domingos, Mirante, Lagoa dos Crentes e Pedra Branca) terão acesso à água potável, o que melhora a qualidade de vida da população local.

A cerimônia de inauguração do sistema ocorreu na comunidade de Mirante e contou a presença de cerca de 200 pessoas, entre elas moradores, autoridades municipais e estaduais. Representando a Semad, esteve presente no evento, o diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Marco Túlio. Satisfeitos com a implantação da tecnologia, moradores compareceram à solenidade e relataram, durante a solenidade, ter esperado por muito tempo para que essa necessidade fosse atendida.

“Este programa é um exemplo de como podemos unir esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o acesso a um recurso essencial, a água potável. Esse é o 24º sistema em operação em Minas e a nossa expectativa é de que, até dezembro, sejam 69 concluídos”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Sobre o PAD

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas com a implantação e gestão de sistemas de dessalinização.

Para execução em Minas Gerais, o Estado firmou convênio com a União, por meio do qual são previstos recursos destinados à implantação dos sistemas no valor de R$ 25.354.231,27 sendo R$ 15.449.809,80 provenientes do ministério e R$ 9.904.421,47 disponibilizados pelo Governo de Minas.

O Programa é coordenado pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, e conta com núcleo de Gestão Estadual coordenado pela Defesa Civil. Na fase I do PAD, são 69 sistemas implantados. Para a Fase II, foram incluídos mais 30 sistemas, com investimento de R$ 9, 3 milhões, por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre ministério e o Estado.

Ao todo, serão implantados 99 Sistemas de Dessalinização, o que beneficiará 28 mil habitantes em 26 Municípios do semiárido mineiro.

Luciane Evans