Pirapora e Buritizeiro recebem mutirão de regularização de pequenas propriedades rurais com atividade de aquicultura

Foto: Divulgação/Sisema

Mutirão MAT

Ideia era fazer com que os produtores cadastrados na Seapa para a atividade de criação de peixes pudessem ter acesso também à regularização de suas atividades junto aos órgãos ambientais

Os municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, participaram na última semana de um mutirão de regularização de propriedades de pequenos produtores rurais do ramo da aquicultura. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) com a cooperação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Norte de Minas (Supram Norte de Minas).

A ideia era fazer com que todos os 80 produtores da região, cadastrados na Seapa para a atividade de criação de peixes, pudessem ter acesso também à regularização de suas atividades junto aos órgãos ambientais.

As ações aconteceram nos dias 19 e 20 de setembro, visando conciliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. Na oportunidade, os servidores da Supram também capacitaram os servidores de outros órgãos para dar continuidade ao trabalho iniciado no mutirão. A ideia é que esse projeto seja estendido a outras regiões de Minas.

Por meio da regularização ambiental, os pequenos produtores têm maior acesso a programas de fomento dos governos estadual e federal e linhas de crédito junto às instituições bancárias.

"Nesse mutirão percebemos a necessidade que o pequeno produtor rural tem de informações, além de reforçar a importância de ações integradas entre as unidades da administração pública, de forma que a prestação do serviço aos produtores rurais seja relevante e contribua para que possam, por um lado, obter seu sustento, e, por outro, andar em conformidade com a Lei", destaca Lucinei Carpio, coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional da Supram Norte.

Luiz Fernando Motta