Livro digital reúne 341 desenhos sobre preservação ambiental, feitos por estudantes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Print livro digital

LivroDigital1 Dentro

O livro digital mostra o que pensam os alunos sobre a conservação e preservação ambiental em Minas Gerais, retratando ideias, reflexões e senso crítico

O respeito e o amor pelo meio ambiente receberam cores e criatividade das mãos dos alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Por meio de 341 desenhos, eles expressaram o entendimento que possuem sobre preservação ambiental. As obras foram reunidas pela Semad em um livro digital, que pode ser admirado por toda a população no site da Secretaria.

Com tema "Por Minas mais verde, plante e cuide das árvores”, os alunos do 5º ano das escolas municipais de 87 cidades mineiras, enviaram à Semad a percepção deles sobre amor, respeito e cuidado com o meio ambiente. O trabalho foi solicitado pela secretaria, por meio do edital III Mostra de Trabalhos Visuais, enviado às escolas em agosto deste ano. No documento, a Semad explicou o tema e as condições para que cada aluno participasse.

Os desenhos, selecionados pelos professores e recebidos pela Semad fizeram parte da Semana Florestal 2023, realizada entre os dias 18 e 22 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Foi feita uma exposição das artes no túnel da Cidade Administrativa.

“Os desenhos foram digitalizados e estão reunidos em um livro digital. O objetivo é mostrar, por meio de representação das diversas mesorregiões do estado, o que pensam nossos jovens alunos sobre a conservação e a preservação de nossas florestas, retratando ideias, reflexões, senso crítico, os problemas e as soluções, em produções visuais, na forma de desenho livre”, explica a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, Ana Cristina da Silveira.

Segundo o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o envolvimento dos alunos nesse projeto é um reflexo do compromisso crescente das escolas públicas de Minas em integrar a educação ambiental ao currículo escolar. “O tema ‘Por Minas mais verde, plante e cuide das árvores’ desafiou essas jovens mentes a expressarem suas visões sobre a importância do verde em suas comunidades”, diz.

Os desenhos enviados pelos alunos, agora compilados em um livro digital, representam o respeito, a admiração e o entendimento dessas crianças em relação à natureza que as cerca. As imagens variam desde desenhos de árvores até cenas urbanas em que a presença das árvores desempenha um papel vital na qualidade de vida.

Clique aqui para ter acesso ao livro digital

Bosque do Amanhã

Além dos desenhos, outro desafio lançado pelo Governo de Minas e abraçado pelos estudantes do JMS foi o plantio de mudas, pelo projeto Bosque do Amanhã. A ação, que faz parte das atividades do programa, foi criada em comemoração ao Dia da Árvore e engajou crianças, educadores e autoridades, gerando o plantio de mais de 3 mil árvores em uma semana. A meta é alcançar 6 mil plantios.

Jovens Mineiros Sustentáveis

O programa Jovens Mineiros Sustentáveis foi desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), e reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental, de escolas municipais. Cerca de 6.600 alunos já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022.

Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano, promovendo ações em 105 cidades mineiras, e a expectativa, segundo os organizadores, é ampliar ainda mais esse número nos próximos anos.

As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático usado pelos alunos e capacitação dos professores, por meio de curso EaD gratuito disponibilizado na Plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Cerca de 400 professores já foram capacitados pelo programa ao longo de 16 meses de atuação.

Luciane Evans