'Diálogos com o Sisema' aborda desafios das políticas públicas para incremento de energias renováveis

Foto: Print/youtube

Diálogos2 Dentro

Apresentação focou na importância da integração das políticas energéticas e ambientais, destacando os benefícios de uma abordagem integrada

O "Diálogos com o Sisema" abordou, em sua 48ª edição, o uso das políticas públicas para incremento de energias renováveis. A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (15/9), durante a 162ª reunião ordinária da Unidade Regional Colegiada Triângulo Mineiro (URC TM) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

A escolha do tema tem como objetivo oferecer uma visão mais abrangente da transição energética. A apresentação focou na importância da integração das políticas energéticas e ambientais, destacando os benefícios de uma abordagem integrada, buscando soluções que equilibrem as necessidades de energia com a proteção ambiental local e global.

Promovido mensalmente, o programa "Diálogos com o Sisema" busca ampliar a interlocução, junto à sociedade, de temas relacionados à gestão ambiental do Estado.

Transmitido ao vivo pelo canal Copam & CERH MG MG no Youtube, o tema foi apresentado pelo analista ambiental e coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Alessandro Ribeiro Campos.

Desafios

Durante a palestra, Alessandro destacou que as energias renováveis desempenham um papel crucial no esforço global para enfrentar os desafios ambientais. Elas contribuem com a redução da emissão de gases de efeito estufa, minimização de eventos climáticos extremos, além de oferecerem melhorias à saúde pública e diminuição da dependência de combustíveis fósseis e seus subprodutos tóxicos.

O analista ressaltou ainda que a expansão das energias renováveis enfrenta desafios complexos. Um dos pontos é a intermitência e armazenamento.

Fontes como solar e eólica são intermitentes, exigindo soluções de armazenamento robustas. "O desenvolvimento de tecnologias avançadas de armazenamento é essencial para equilibrar a oferta e a demanda de energia", explica.

A integração na rede elétrica é outro desafio a ser pontuado, pois requer atualizações substanciais. O desenvolvimento de sistemas de gestão de energia inteligente é fundamental para garantir uma transição suave.

Outra questão importante é que a construção de infraestruturas renováveis pode ter impactos ambientais localizados. "O uso responsável do solo e a mitigação dos impactos são cruciais para a preservação de ecossistemas frágeis", pontuou.

Em sua apresentação, Alessandro ainda mostrou um panorama do perfil energético de Minas Gerais e as adequações previstas no Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais (Plac-MG).

Clique aqui e assista a íntegra da 48ª edição do programa

Diálogos com o Sisema

Criado em 2017, por meio da Resolução nº 2.565, o “Diálogos com o Sisema” consiste na realização de reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum.

Entre as principais finalidades do projeto, estão a abertura de espaço para o debate de temas ambientais, ampliação de debate público com setores da sociedade civil, setor público, acadêmico e Organizações Não Governamentais (ONGs), além da democratização das informações ambientais e o incentivo à participação da sociedade na preservação do meio ambiente como exercício de cidadania.

Luiz Fernando Motta