Projeto Bosque do Amanhã, do Governo de Minas, avança na mobilização por plantio de seis mil mudas de árvores

Foto: Divulgação/Semad

BosquedoAmanha2 Dentro

Ação, coordenada pela Semad, por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em parceria com os municípios, marca as comemorações pelo Dia da Árvore (21/9)

Em cada canto de Minas Gerais, estudantes, professores e autoridades municipais estão se mobilizando e abraçando o desafio do plantio de 6 mil árvores em Minas, proposto pelo projeto Bosque do Amanhã, uma iniciativa do Governo de Minas, em parceria com os municípios. A ação, idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), ganha cada vez mais interessados e, na próxima semana, a atividade será evento em diversas cidades. No dia 20, por exemplo, em Igarapé, serão plantadas 140 mudas durante um minuto.

Prefeituras estão preparando os espaços públicos para os bosques, convidando parceiros e criando uma data específica para o evento. Na Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, em Ipatinga, por exemplo, alunos realizam os plantios na última quinta-feira (14), em que cada muda recebeu o nome do estudante responsável pela atividade. Outro destaque foi na terça-feira (12), quando os jovens da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Vieira, da cidade de Paraisópolis, plantaram 35 mudas de árvores e filmaram o plantio.

A ação, lançada pela Semad como parte do JMS e em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, tem gerado engajamento para além da comunidade escolar, envolvendo toda a população.  “É uma alegria imensa ver essa grande mobilização, que trará mais verde para as cidades e mais qualidade de vida para todos nós. Para cada árvore, estamos plantando também a consciência de um futuro mais sustentável entre esses estudantes, que se tornaram multiplicadores dessa ação”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

As mudas estão sendo doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados. O plantio é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que auxilia na mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

ALCANCE

O Bosque do Amanhã foi um desafio lançado pela Semad, no início deste mês, aos estudantes do JMS, como atividade extra e facultativa do programa. A meta é o plantio de seis mil mudas em setembro, feita por aluno. Como contrapartida, as instituições de ensino são pontuadas pelo Jovens Mineiros Sustentáveis, podendo receber prêmios, entre eles, computadores. O objetivo é mobilizar as comunidades escolares, trabalhando a conscientização ambiental e trazendo impacto para a população local.

IMAGENS

As escolas estão registrando os plantios, por meio de imagens fotográficas e audiovisuais, que estão sendo enviadas para a Semad. Após o plantio, o projeto Bosque do Amanhã terá uma camada na plataforma de infraestrutura de dados espaciais IDE-Sisema, na qual será possível acompanhar os bosques criados.

Veja a programação de algumas cidades para a próxima semana:

Igarapé  - 20/9 – 140 mudas
Janaúba  21/09  -  84 mudas