Municípios do Campo das Vertentes são contemplados com mutirões para castração e microchipagem de animais

Foto: Semad/Divulgação

Cigedas Matéria

Primeira cidade contemplada foi Resende Costa. Nessa terça-feira, 108 cães e gatos foram castrados e microchipados.

Municípios da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, recebem nesta semana mutirões de castração de animais, como parte do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.

As ações são realizadas por meio do convênio entre a Secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), formalizado com recursos de emenda parlamentar.

Na primeira etapa, serão 583 Castrações, entre os dias 12 e 15 de setembro, em cinco municípios. São eles: Resende Costa, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e Conceição da Barra de Minas. A meta do convênio é que sejam realizadas 1.316 castrações com microchipagem, em 12 municípios consorciados.

A primeira cidade a ser contemplada foi Resende Costa. Na última terça-feira (12/9), 108 cães e gatos foram castrados e microchipados, e as informações dos animais serão cadastradas no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.

“O Estado, a cada dia, avança nessa política pública em Minas. Nossos mutirões estão levando qualidade de vida para os animais, prevenção e redução de doenças para toda a população. Além disso, estamos tratando de um problema social, que é o abandono e os maus-tratos, que podem ser revertidos com as castrações”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Conforme esclarece a Coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho, “a castração é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos e por atuar na prevenção e na redução de diversas doenças. Além de reduzir a taxa de natalidade, colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração, que gera a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos e maus-tratos”.

Programa “Conheça seu Amigo”

O município de Resende Costa também faz parte do Programa Estadual de Microchipagem "Conheça Seu Amigo", no qual o Estado doa microchips às cidades selecionadas em edital para serem inseridos de forma subcutânea em cães e gatos. Assim, eles são identificados e registrados no Sistema de Identificação de Animais Domésticos do Estado, permitindo reconhecimento e ações efetivas de manejo ético populacional e combate aos maus-tratos.

"O programa de castração é a maneira mais ética e humanitária de tratar os animais, principalmente os de rua e de pessoas de baixa renda. Para Resende Costa, é um marco muito importante para o controle populacional de animais. Assim, teremos menos animais nas ruas e sofrendo maus-tratos. E com a novidade da microchipagem, isso se torna ainda mais importante para o nosso município", pontuou a médica veterinária da Prefeitura de Resende Costa, Leidiane Rodrigues.

Para o Superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, “o Programa de Microchipagem desestimula o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como, por exemplo, no aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, o dimensionamento da população de animais de rua e no combate aos maus-tratos e abandono”.

Luiz Fernando Motta