Bosque do Amanhã: ação mobiliza estudantes de municípios mineiros para plantio de seis mil mudas de árvores

Divulgação Sisema
bosquesinterno2
A iniciativa integra o programa Jovens Mineiros Sustentáveis

De muda em muda, Minas Gerais está fazendo a sua parte para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Neste mês de setembro, uma grande mobilização está começando pelos quatro cantos de Minas, por meio do projeto Bosque do Amanhã, lançado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Cerca de seis mil alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis foram desafiados a plantar, cada um, uma muda frutífera ou nativa. A tarefa foi além das escolas e tem mobilizado a população para a formação de bosques nas comunidades.

Lançado com o objetivo de se tornar uma ação para o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o Bosque do Amanhã faz parte das atividades extras e facultativas do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). A ideia é mobilizar as comunidades escolares, trabalhando a conscientização ambiental e trazendo impacto para a população local. Como contrapartida aos plantios, as instituições de ensino recebem 10 pontos, contabilizados pelo JMS. Ao final do ano, escolas com as melhores pontuações podem receber prêmios, entre eles, computadores.

“O interesse pelo desafio tem sido tão grande que dos 105 municípios que fazem parte do programa, cerca de 60 já começaram a executar o plantio. As prefeituras estão buscando espaços, chamando parceiros e envolvendo as comunidades para ajudar. Tem sido uma ação que está além do programa e reflete em benefícios para todos”, comenta a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), Ana Cristina da Silveira.

Segundo Ana, após o plantio das 6 mil mudas, o projeto terá uma camada na plataforma de infraestrutura de dados espaciais IDE-Sisema, com a localização dos Bosques do Amanhã.  Para orientar as escolas com a melhor forma de fazer o plantio, a Semad criou um documento digital com as principais instruções. Uma delas explica que a escolha do local do plantio deve ser estudada com antecedência, levando-se em consideração os tipos de mudas (nativa ou frutífera) e o bioma onde está inserido o município.

As mudas estão sendo doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados.  Para o subsecretário de Saneamento e Gestão Ambiental, Rodrigo Franco, o engajamento e o compromisso dos municípios participantes do programa serão exemplos para outras localidades. “Essa ação impulsiona outras, trazendo transformações de educação e consciência ambiental”, diz.

Captura de carbono

O desafio proposto pelo Governo de Minas aos alunos do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis está em consonância com o trabalho dos órgãos ambientais estaduais para a mitigação das mudanças climáticas.

“Desde que o Estado firmou o compromisso da campanha Race To Zero, em 2021, tornando-se o primeiro estado do Caribe e América Latina a se comprometer a neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050, o nosso trabalho visa alcançar essa meta.  O plantio de mudas é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que nos ajuda a mitigar os impactos das mudanças climáticas”, avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

De acordo com ela, uma das formas mais eficazes para absorver parte do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera é o plantio de árvores, uma vez que as espécies usam o CO2 para crescer e liberar oxigênio, trazendo benefícios a todo o meio ambiente. “O projeto Bosque do Amanhã busca essa consciência dos jovens estudantes para que eles possam pensar no futuro, agindo agora em prol da qualidade vida. O nosso objetivo é que eles se tornem multiplicadores, atraindo outros participantes para essa ação”, diz.

Jovens Mineiros Sustentáveis

Desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), por meio da Deari, o Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental, de escolas municipais. Cerca de 6.600 alunos já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022.

Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano, promovendo ações em 105 cidades mineiras, e a expectativa, segundo os organizadores, é ampliar ainda mais esse número nos próximos anos.

As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático usado pelos alunos e capacitação dos professores, por meio de curso EaD gratuito disponibilizado na Plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Cerca de 400 professores já foram capacitados pelo programa ao longo de 16 meses de atuação.

Participação

Visando potencializar os resultados da ação, o Programa JMS convida outros atores a participarem, tais como, empresas, prefeituras, ONGs e sociedade em geral, para aderir é necessário enviar e-mail com manifestação de interesse para

Luciane Evans