Representantes da Semad debatem as inovações do Estado no saneamento básico em Congresso no Norte de Minas

codanorte01interna

Secretária Maria Melo participou da abertura do evento e de painel sobre Saneamento como pauta na gestão pública

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável marcou presença, nos dias 29 e 30 de agosto, no 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (Cintecs), em Montes Claros. A secretária Marília Melo participou do painel “O Saneamento como pauta na gestão pública: Um olhar para as ações de inovação no setor”. O evento também contou com a participação do superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim Lopes.

Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), o Congresso tem como objetivo promover e apresentar soluções que visam a transformação dos municípios em locais sustentáveis e inteligentes, buscando atender a uma mobilização global em prol da modernidade na administração pública, focada na eficiência, agilidade e transparência.

A secretária Marilia Melo destacou a importância na sua apresentação da atuação do Codanorte, que tem diversos municípios em sua abrangência. “Abordamos a agenda do saneamento, que é uma competência dos municípios, e o consórcio vem realizando um trabalho de qualificação e capacitação e impulsionamento desse serviço público”, observou.

As ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), seja no trabalho de modelagem para os Resíduos Sólidos Urbanos, na implementação da coleta seletiva e o trabalho dos catadores também foram destaque na apresentação da secretária. “Avançar nos índices de tratamento de água e esgoto no nosso estado é muito importante”, completa Marília Melo.

O superintendente de Saneamento Básico, Kleynner Jardim, palestrou no painel “Utilização de tecnologias para preservação de recursos hídricos”, no qual destacou a importância de projetos estruturantes que garantam a sustentabilidade e a eficiência dos sistemas de esgotamento sanitário. “É muito importante garantir todo processo de tratamento dos efluentes sanitários antes do lançamento em cursos d’agua, para a preservação e qualidade socioambiental”, frisou.

Cintecs

O evento Cintecs teve como público-alvo representantes dos órgãos e entidades dos governos federal, estadual e municipais; presidentes e secretários executivos de consórcios a nível nacional; sociedade civil; comunidade estudantil e empreendedores. Em dois dias de programação, o evento contou com cinco palcos simultâneos interativos e tecnológicos, com painéis de debate, discussões avançadas e atuais, que pretendem revolucionar a maneira como os gestores atuam em seus municípios.

O Cintecs contou com uma estrutura para tratar das diversas temáticas na área da Gestão Pública, tais como meio ambiente, saúde e saneamento, recursos humanos, assistência social, educação, compras compartilhadas, desenvolvimento regional e turismo, transformação digital, comunicação e empreendedorismo.

Durante o Congresso também aconteceu a Feira de Negócios de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (Fintecs) 2023, espaço para networking e apresentações de cases, com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Codanorte

Com sede no município de Montes Claros, o Codanorte conta, atualmente, com 63 municípios consorciados, pertencentes às regiões Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), a população total assistida pelo Codanorte alcançou um contingente de mais de 850 mil pessoas.

Segundo estimativas e pesquisas estatísticas, também divulgadas pelo IBGE, em 2021, houve um aumento desse contingente populacional para 1.305.481. Das cidades consorciadas, 26,5% delas (17 municípios) possuem população rural superior à população urbana. O Consórcio oferece assistência nas áreas social, jurídica, elaboração de convênios e projetos, saúde e meio ambiente, incluindo licenciamento ambiental.

Emerson Gomes