Programa Água Doce garante acesso à água de qualidade a 591 famílias em comunidades rurais de Manga, no Norte de Minas

Foto: Semad/Divulgação

PAD PREFEITURA DE MANGA DENTRO

Cerca de 591 famílias, moradores da zona rural de Manga, terão acesso à água potável

O Programa Água Doce (PAD) em Minas inaugurou, na última quinta-feira (17/8), mais um sistema de dessalinização de água no Norte de Minas, beneficiando, assim, mais 2.364 habitantes de sete comunidades rurais do município de Manga. A solenidade de entrega das obras aconteceu na comunidade de Nhandutiba.

Coordenado em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o Programa Água Doce é uma iniciativa do governo federal que visa a implementação de tecnologias alternativas para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda do semiárido brasileiro. Isso porque cerca de 70% dos poços da região semiárida do Brasil apresentam águas salobras ou salinas, e a água subterrânea, muitas vezes, é a única fonte disponível para as comunidades.

O sistema implantado em Manga irá produzir até 14 mil litros/dia de água limpa e própria para o consumo humano, abastecendo gratuitamente 591 famílias. As comunidades que terão acesso ao abastecimento de água por meio de sistemas de dessalinização são: Paraterra II e III, Justa II, Espinho, Nhandutiba, Bebedouro, Canabrava, Pajeu.

O prefeito de Manga, Anastácio Guedes Soares, ressaltou a importância do investimento no valor de mais de R$ 2,1 milhões em obras. “Estamos muito agradecidos aos governos de Minas e federal pela melhor qualidade de vida que essas obras vão proporcionar aos habitantes do nosso município”, disse.

Durante a solenidade, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, ressaltou a importância de ampliar o acesso à água potável nas comunidades rurais do estado. "Por meio do programa Água Doce é possível estabelecer uma política permanente de acesso à água, garantindo melhoria da qualidade de vida à população", disse.

O representante do gabinete Militar do governador do Estado e da Defesa Civil de Minas, Tenente Coronel Flávio Almeida, também reforçou a importância de levar água para as comunidades das regiões do Norte de Minas e Jequitinhonha. “Nós entendemos que com o acesso à água de qualidade a saúde da população também vai melhorar”, finalizou.

PAD

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas com a implantação e gestão de sistemas de dessalinização.

O programa prevê a implantação de 69 sistemas de dessalinização de água em comunidades rurais do semiárido mineiro, beneficiando diretamente 26 municípios e 28 mil habitantes no estado de Minas Gerais.

Para execução do Programa em Minas, o Estado firmou convênio com a União no valor de R$ 25 milhões, dos quais R$ 10 milhões são disponibilizados pelo Estado de Minas Gerais.

Wilma Gomes