6º Encontro Regional do Sisema reúne servidores do Triângulo e Alto Paranaíba para diálogos com gestores

Foto: Divulgação/Semad

EncontroRegional2 Dentro

Esta foi a sexta edição do Encontro Regional do Sisema. Evento reuniu cerca de 75 servidores das regiões do Triângulo e Alto Paranaíba

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sediou o 6º Encontro Regional do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), nesta sexta-feira (18), que reuniu cerca de 75 servidores das regiões do Triângulo e Alto Paranaíba. O evento proporcionou um espaço de diálogo com os dirigentes do Sisema, por meio da escuta ativa, para esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados às questões administrativas das unidades regionais, recursos humanos e demandas específicas de cada unidade.

Participaram servidores da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), Unidade Regional de Gestão das Águas (Urga) e das unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), das regiões do Triângulo e Alto Paranaíba. Como em todas as agendas dessa rodada de encontros regionais, além dos gestores das instituições que integram o Sisema, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente (Sindsema) de Minas Gerais, Regina Pimenta, esteve presente.

O evento reuniu os gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e do IEF, a fim de promover a escuta ativa das dúvidas, necessidades e demandas de cada servidor.

Essa integração foi ressaltada pela secretária Marília Melo, durante a abertura do encontro. “Nosso propósito é promover o diálogo aberto em todas as áreas. A diversidade é essencial para alcançarmos melhores resultados. Se sempre pensamos da mesma forma e não ouvimos quem tem opiniões diferentes, estamos equivocados. A sociedade só se beneficia quando há uma construção coletiva, com diálogos abertos que respeitem as diferenças de pensamento. Estamos aqui com essa intenção, para uma conversa franca e aberta ao diálogo".

O presidente da Feam, Renato Brandão, também ressaltou a importância da convergência para a otimização dos trabalhos do Sisema. O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, acrescentou que a reunião permite ampliar a visão das deficiências e potencialidades das unidades, aprimorando os serviços.  A diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins, destacou que o encontro permite uma construção conjunta de soluções, que podem ou não ser imediatas. “Sabemos das dificuldades que existem e estamos aqui para superá-las. Às vezes não será no tempo que gostaríamos, mas estamos aqui, dispostos, a apoiar no que for preciso”, afirmou.

Registro

Durante a reunião, todos os servidores presentes tiveram a oportunidade de apresentar diretamente aos gestores as principais demandas de seus respectivos setores. As necessidades foram registradas para acompanhamento pela Assessoria de Gestão Regional da Semad. Foram abordados temas como melhorias na carreira dos servidores, questões administrativas das unidades regionais, oferta de capacitações, regulamentações de licenciamento ambiental, áreas de recuperação, entre outros.

A presidente do Sindsema, Regina Pimenta, destacou a importância da união para as conquistas da categoria e respeito da sociedade. “É importante que as regionais tenham entendimento dessa parceria entre o sindicato e administração, para que tenhamos acesso à estrutura administrativa. Esse encontro permite que todos falem das necessidades das regionais. O sindicato irá registrar e colocar essas demandas em uma planilha, disponível para acompanhamento de todos os servidores”, comentou.

Próximos eventos

Esta foi a sexta edição do Encontro Regional do Sisema. Os gestores já se reuniram com os servidores da Supram Central, das regionais Sul, Zona da Mata, Alto São Francisco e Noroeste. No dia 22 de setembro, o evento irá ocorrer na cidade de Governador Valadares, para os servidores da regional Leste. Ainda este ano, haverá encontro com as regionais Norte e Jequitinhonha.

Luciane Evans