Fiscalização realiza operação preventiva e educativa no combate a incêndios florestais em Montes Claros

Foto: Semad/Divulgação

Educativa incêndios Matéria

Foram distribuídos panfletos, folders e mudas de árvores nativas da região

Atuando preventivamente no combate a incêndios florestais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, uma operação de caráter educativo nas proximidades do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas.

A ação foi uma iniciativa da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Norte de Minas, por meio da Diretoria Regional de Fiscalização, com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros.

O público-alvo foram moradores das comunidades rurais de Palmito II, Buriti e da bacia do Riachão, localidades onde frequentemente ocorrem incêndios florestais nesta época do ano. Foram distribuídos panfletos, folders e mudas de árvores nativas da região.

A superintendente Regional de Meio Ambiente da Supram Norte de Minas, Mônica Veloso, avalia que as ações preventivas de combate a incêndios são tão importantes quanto as mitigadoras.

"Precisamos fazer essa prevenção para garantir a proteção às pessoas e ao meio ambiente. As queimadas são uma ameaça ao ecossistema e à comunidade, podendo gerar resultados catastróficos para a biodiversidade e até para a vida humana", pontua.

Ela destaca ainda que a operação é urgente e emergencial, levando em conta o período seco e a importância do Parque Estadual da Lapa Grande para a região.

"Nessa terça-feira (15/8), já verificamos focos de incêndio nas proximidades. É preciso conscientizar as pessoas, principalmente aqui no cerrado, de mata seca. Realizar esse tipo de ação é mostrar que o Estado está próximo às comunidades, gerando frutos que vão reverberar por muito tempo", avalia.

Luiz Fernando Motta