Programa Água Doce inaugura obras em Mamonas e garante água potável para população

Foto: Semad/Divulgação
PAD-mamonas-dentro
A ação beneficia diretamente 65 famílias no Norte de Minas Gerais, sendo aproximadamente 270 habitantes

O Programa Água Doce (PAD) chega à cidade de Mamonas, no Norte de Minas, nesta sexta (04/08), com a inauguração do sistema de dessalinização da água. As obras realizadas no município atendem duas comunidades rurais: Riacho das Pedras e Urubu Galheiro. A ação beneficia diretamente 65 famílias cadastradas, sendo aproximadamente 260 pessoas.

O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas com a implantação e gestão de sistemas de dessalinização.

Para execução do PAD em Minas Gerais, o Estado firmou convênio com a União. O valor global de recursos destinados à implantação dos sistemas é de R$ 25.354.231,27 sendo R$ 15.449.809,80 provenientes do governo federal e R$ 9.904.421,47 disponibilizados pelo governo estadual.

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (Água Doce). Com a implantação dos sistemas de dessalinização é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

Em Minas Gerais, o Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, e conta com núcleo de Gestão Estadual coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Por meio do PAD serão implantados 69 sistemas de dessalinização de água em comunidades rurais do semiárido mineiro. As obras de implantação dos sistemas de dessalinização irão beneficiar 28 mil habitantes em 26 municípios do Semiárido Mineiro.

Solenidade

A solenidade de inauguração das obras em Mamonas contou com a presença do Subsecretário de Estado de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco; do Prefeito de Mamonas, Valdeci Custódio Jorge. Também e os prefeitos municipais de Espinosa e Pai Pedro Milton Barbosa e Joaquim Rodrigues.

O coordenador estadual do PAD e Capitão da Polícia Militar, José Ocimar de Andrade Júnior comemorou a inauguração em Mamonas. Ele lembrou que o Programa está fazendo uma inovação na cidade que é o primeiro tratamento de ferro no Brasil. “Estamos testando essa metodologia para retirada do minério de ferro da água, utilizando uma torre de aeração”, explicou.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, observa que é uma mudança de patamar, já que a comunidade rural não tinha acesso a água potável. “As famílias agora têm acesso de forma constante e é um motivo de satisfação ver a população recebendo esse benefício”, afirma.

O superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim Lopes, destaca que a região é de baixa capacidade hídrica. “O Programa chega para beneficiar as famílias do Semi-Árido mineiro viabilizando o acesso a água potável, garantindo melhorias”, afirmou.

O prefeito de Mamonas, Valdeci Custódio Jorge, agradeceu as obras e disse que os moradores já estão consumindo a água doce. “Minha família e eu consumimos a mesma água que a comunidade”, afirmou. “Todos merecem uma água com qualidade melhor, porque água é vida”, completou.

FASE II

No mês de outubro de 2022 foi assinado junto ao então Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) o Acordo de Cooperação Técnica e o Contrato para execução de 30 sistemas da Fase II do Programa Água Doce em Minas Gerais, com investimento de R$ 9,3 milhões. A ação visa reforçar as ações do Programa Água em Minas Gerais, elevando de 69 para 99 Sistemas de Dessalinização,  através do Programa. A previsão de conclusão dos Sistemas da Fase I é dezembro de 2023.

Emerson Gomes