Disponível nova edição do curso “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”

Imagem: Semad/Divulgação

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO CURSO

As aulas do Curso de Educação Ambiental inicam em 16 de agosto e terminam em 29 de setembro

Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de Educação a Distância (EaD) “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Os interessados podem fazer a inscrição pela plataforma Trilha do Saber, até o dia 8 de agosto.

Realizado pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e pela Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), o curso tem a finalidade de disponibilizar e compartilhar informações sobre questões fundamentais de educação ambiental, conceitos e definições, base legal e fatos históricos relevantes. Além disso, aborda os fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente, bem como as metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios atuais.

O material oferecido demonstra alguns exemplos de projetos e atividades voltadas para a educação formal e informal, e visa orientar os indivíduos quanto às relações com o ambiente e o contexto social em que vivem, mostrando como se desenvolve a educação ambiental dentro do contexto da gestão do meio ambiente.

“O futuro da humanidade depende de uma educação ambiental sólida, capaz de sensibilizar e preparar as pessoas para cuidarem do nosso planeta de forma consciente e responsável. Nesse sentido, os cursos oferecidos pelo Estado, de forma gratuita, contribuem para o aprimoramento desse conhecimento e para o debate de ideias. É uma oportunidade para professores, estudantes, gestores púbcos e analistas do meio ambiente se aprofundarem nos conteúdos propostos”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Multiplicadores

Para o coordenador do curso, Ricardo Cottini, as novas tendências em educação ambiental, com práticas sociais ambientalmente adequadas, fazem parte de um contexto para sensibilizar, informar, capacitar e preparar pessoas capazes de multiplicar o conteúdo, contribuindo para mudanças que devem partir do “eu” para com o coletivo.

O público alvo do curso são professores de diferentes conteúdos e pessoas ligadas à temática ambiental (analistas, gestores públicos, dirigentes de ONGs, estudantes de nível médio e superior).
As aulas começam no dia 16 de agosto e finalizam em 29 de setembro, com carga horária de 40 horas e inscrições gratuitas. Clique aqui para fazer a inscrição.

Mérito

O curso tem aprovação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com chancela da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Em uma escala de 0 a 10, foi avaliado pelo público que já o concluiu nos últimos três anos com a nota 9. Entre 2019 e o primeiro semestre de 2022, foram oferecidas sete turmas com a participação de 16.150 pessoas. O conteúdo abordado pode ser inserido em diversas áreas do saber e profissional, conforme atuação.

Para mais informações sobre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Semad, clique aqui.

Wilma Gomes
Ascom / Sisema