Investimento de R$ 1,6 milhão da Semad garante saneamento à população de Ilicínea no Sul de Minas

Divulgação Sisema

ilicinea02interna

Obras têm recursos da Funasa e da Semad e garantem serviço de esgotamento sanitário a 70% da população do município

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, nessa terça-feira (18/7), em parceria com a Prefeitura de Ilicínea, da inauguração das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, localizado na região sul de Minas Gerais. A ação conta com investimento de cerca de R$ 4 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de R$ 1,6 milhão da Semad, além de apoio técnico na execução e no acompanhamento das obras.

As ações realizadas pelas Semad tiveram como foco principal garantir a conclusão das obras do sistema de Esgotamento Sanitário visando o alcance da etapa útil e a funcionalidade. “A destinação adequada dos efluentes líquidos proporcionará benefícios à população e ao meio ambiente, num sistema que inclui a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE)”, afirma o superintendente de Saneamento da Semad, Kleynner Jardim Lopes.

As obras de ampliação das redes coletoras e interceptoras do sistema de esgotamento sanitário no município de Ilicínea tiveram início em 2021, após retomada das obras que estavam paralisadas desde 2015. A Semad executou a ampliação do sistema com mais de 5 km de redes coletoras e mais de 700 metros de interceptores. É o primeiro sistema de esgotamento sanitário do município de Ilicínea.

“Lutamos para que o investimento federal não fosse perdido e concluímos as obras. Com muito trabalho e uso responsável do dinheiro público, Minas mostra que é possível promover políticas públicas de saneamento realmente efetivas e proporcionam um acesso permanente aos serviços de saneamento básico”, disse a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Com relação ao tratamento de esgoto do município, as obras realizadas irão promover o atendimento de 70% da população com a destinação adequada. “A infraestrutura implantada permite a ampliação do sistema para atender 100% da população”, destaca Kleynner Jardim.

O Subsecretário Rodrigo Franco destacou, durante a solenidade de inauguração, o empenho de toda equipe da Semad e da Prefeitura durante as etapas de execução das obras do sistema de Esgotamento Sanitário. “Podermos fazer essa entrega junto ao município é uma enorme satisfação, visto que até o ano de 2020 as obras estavam paralisadas e por meio de um planejamento estratégico foi possível retomar sua execução e garantir a conclusão e a etapa útil deste sistema”, afirmou.

“O dia de hoje é um marco importante para a população do município, que terá a coleta e o tratamento ambientalmente corretos dos efluentes sanitários, garantindo desta forma mais saúde e qualidade ambiental”, destacou o subsecretário.

O prefeito de Ilicínea, Nirlei Cristiani, disse que essa é a conclusão de uma obra que estava no papel. “É um trabalho que traz qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e garantia de saúde à população”.

Saneamento

Com as obras inauguradas nesta terça, 70% da população fica atendida por coleta e tratamento de esgoto. 97,19% da população urbana do município de Ilicínea já é atendida por abastecimento de água e, no total, 72,95% são atendidas pelo serviço.

ICMS Ecológico

Ilicínea também recebe o ICMS Ecológico por cadastro de Resíduos Sólidos Urbanos. A disposição de Resíduos Sólidos Urbanos é realizada no aterro sanitário de Campo Belo. Em 2022, o município recebeu um total de R$ 152.943,00 e, em 2023, o valor total recebido até maio foi de R$ 49.626,00.

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco; o superintendente de Saneamento, Kleynner Jardim Lopes; o prefeito de Ilicínea, Nirlei Cristiani; o vice-prefeito de Ilicínea, Bruno Miguel Alves; o presidente da Câmara Municipal de Ilicínea, Anderson de Melo Araújo; o vice-presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Boa Esperança Hilderado Henrique e o deputado federal Emidinho Madeira.

Emerson Gomes