Projeto Água Viva realiza curso e seminário em Santa Fé

Como parte do Programa "Sustentabilidade na Sub-bacia do Rio Paracatu" o Projeto Água Viva realizou entre os dias 16 e 20 de junho, no município de Santa Fé, um curso de Educação Ambiental para professores e um Seminário para pescadores e produtores rurais.

O objetivo do curso que, reuniu 45 professores das zonas urbana e rural do município, foi capacitar os educadores para desenvolver atividades educacionais de forma transversal, enfocando os diversos aspectos que envolvem o meio ambiente como: cultura, ética, economia, tecnologia, dentre outros. De acordo com o coordenador do Projeto, Ricardo Cottini, "os professores tiveram a oportunidade de clarear suas idéias no planejamento e atividades de educação ambiental a serem desenvolvidas com os seus alunos", afirma.

Paralelo ao curso de educação ambiental foi realizado o seminário "Desafios à Sustentabilidade no Baixo Paracatu", com o objetivo de reunir lideranças locais dos diversos setores para debater temas como: gestão da pesca, policiamento ambiental, uso sustentável dos recursos ambientais, perspectivas de desenvolvimento econômico e conservação da natureza no município. Cerca de 80 pessoas participaram do seminário, que contou com o apoio e participação dos regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Norte, Noroeste e Alto Médio São Francisco.

Segundo Cottini, Santa Fé é uma região do Estado com grande diversidade natural, é importante que o uso dos recursos ambientais seja feito de forma sustentável. Daí a necessidade de informar e capacitar à população a respeito desse tema.
Data: 24/06/08
Fonte: Ascom/Sisema