Convênio da Semad garante ampliação do sistema de abastecimento de água para mais 600 famílias em Guanhães

Foto: Divulgação/Semad

Poçostubulares Guanhaes2 Dentro

As obras foram realizadas por meio de convênio firmado entre a Semad e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guanhães

A garantia de acesso à água potável de qualidade continua sendo uma das prioridades do Governo de Minas. Nesta segunda-feira (17/7), foram inaugurados dois poços tubulares profundos para captação de água no município de Guanhães, no Vale do Rio Doce.

As obras irão beneficiar cerca de 2.700 moradores - 600 famílias - nos bairros João Miranda e Nossa Senhora Aparecida. O valor total do investimento é de R$ 399.581,22 e foi garantido por meio do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guanhães.

Durante o evento de inauguração das obras, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destacou a importância dos poços para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da população.

"Ampliar o sistema de abastecimento no município de Guanhães é levar garantia de acesso à água de qualidade à toda população local. Acreditamos que o saneamento dialoga diretamente com os demais serviços públicos essenciais, como a educação e a saúde, uma vez que proporciona o acesso permanente ao abastecimento de água, garantindo inúmeros benefícios às famílias ", ressaltou.

Além do subsecretário, estiveram presentes na inauguração o superintendente de Saneamento da Semad, Kleynner Lopes, a prefeita de Guanhães, Doris Campos Coelho, e o vice, Célio Augusto.

Segundo o vice-prefeito, antes dos poços tubulares profundos o abastecimento de água era um dos gargalos no município. "Chegamos a abastecer algumas casas com caminhão pipa, o que nos deixava extremamente chateados e emocionados quando as pessoas vinham nos dizer que não tinham água nem para fazer comida. Um dos primeiros passos do SAAE de Guanhães foi ir atrás dos recursos para fazer os poços. Foi um sucesso total e, nesse ano, podemos dormir tranquilos porque não vai ser falta d'água que vai nos tirar o sono", relata.

Ainda durante a agenda no município, o subsecretário Rodrigo Franco visitou as instalações para melhorias sanitárias na comunidade rural de Sítio Alegre, que estão em andamento.

Luiz Fernando Motta