Investimento do Estado garante ampliação da coleta seletiva em Itanhandu, no Sul de Minas

itanhandu-coleta-seletiva-dentro

Recursos serão empregados na aquisição de prensas, balanças eletrônicas, esteiras, caminhões e empilhadeiras hidráulicas

Representantes da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram, na última semana, no município de Itanhandu, Sul de Minas, para acompanhar as etapas de aquisição de equipamentos para ampliação da estrutura de coleta seletiva na região. A cidade foi contemplada pelo repasse de R$483.744,90 do Estado, que será utilizado na compra de um caminhão-gaiola, uma prensa hidráulica, uma balança digital e um picador de madeira.

No total, o Edital de Chamada Pública Semad 002/2022 irá beneficiar 580 mil habitantes, em 23 municípios de Minas, com investimento de R$ 4,2 milhões. Os recursos serão empregados na aquisição de prensas, balanças eletrônicas, esteiras, caminhões e empilhadeiras hidráulicas, utilizados preferencialmente na estruturação de associações ou cooperativas locais de catadores de materiais recicláveis, fomentando a economia circular no estado.

Para o prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique Moreira, a aquisição dos equipamentos, por meio de convênio firmado junto à Semad, será essencial para a definitiva estruturação dos serviços de coleta e destinação de resíduos no município. “Agora poderemos implantar a tão sonhada coleta seletiva em nossa cidade, que além de contribuir para o meio ambiente, vai trazer também mais renda e dignidade para os catadores de material reciclável de nossa região”, avalia.

A coleta seletiva é uma ação que garante benefícios para a sociedade nos mais diversos aspectos, como para a economia e também para o meio ambiente “Os equipamentos a serem adquiridos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, principalmente no município de Itanhandu”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Além de Itanhandu, o Edital Semad 002/2022 contempla os consórcios intermunicipais Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS), Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e de Saneamento Básico (CONSANE), incluindo ainda os municípios de Campo Belo e Oliveira.

Para apoiar os municípios mineiros na implantação/ampliação dos serviços de coleta seletiva, a Semad desenvolveu o “Manual de Orientações – Implantação da Coleta Seletiva nos Municípios de Minas Gerais”. O documento apresenta um roteiro básico, em etapas, para o planejamento, implantação e monitoramento da coleta seletiva em âmbito municipal, além de reunir os principais instrumentos normativos que regulamentam a gestão de resíduos sólidos no Brasil.

Edwaldo Cabidelli