Índice Ambiental Municipal pode ser acessado no Painel de Indicadores do Sisema

Foto: Print/Power Bi Sisema

Idam2 Dentro

Desempenho ambiental das cidades de Minas pode ser consultado de forma simples, interativa, ágil no Power Bi do Sisema

Maior interatividade, agilidade e acessibilidade. Essas são as características que a consulta ao Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam) passa a ter no Painel de Indicadores (Power Bi) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A partir desta segunda-feira (26), é possível saber como está o desempenho ambiental das cidades de Minas, por meio de uma consulta simples, interativa, ágil e com capacidade para diversos cruzamentos de dados.

A novidade é considerada uma forma de ampliação ao acesso de gestores e interessados nos desempenhos das políticas públicas de meio ambiente municipais. O Idam já está inserido na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema, a IDE-Sisema, que reúne informações ambientais sobre o território mineiro. O relatório e o resumo executivo, assim como a planilha de indicadores, podem ser acessados no site da Semad e pelo catálogo de metadados da IDE-Sisema.

“Agora, com o ingresso dessa ferramenta no Painel de Indicadores do Sisema, o acesso e entendimento do Idam ficou ainda mais amplo e simples, já que há a possibilidade de uso de filtros para os dados, o que facilita as buscas por informações. É uma forma de todos acompanharem o que tem sido desenvolvido nas cidades em prol do meio ambiente”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

De acordo com a diretora de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Cecília Siman Gomes, o painel permite ao usuário uma “interação otimizada e dinâmica, já que possibilita o cruzamento e correlação dos indicadores que formam o Idam e a construção de análises comparativas variadas, em função dos objetivos do usuário.”

Além disso, segundo Cecília, a plataforma permitirá a consulta dinâmica e correlata entre os?indicadores do Idam, com resultados e análises comparativas de?variáveis de?populacionais (faixas de população), de repasses institucionais (faixas de ICMS Ecológico) e?indicadores econômicos (PIB?Per Capita). É o caso, por exemplo, de uma busca por percentual de cobertura vegetal e de unidades de conservação municipais, faixas de ICMS Ecológico e o resultado no Idam Global.

O Painel de Indicadores pode ser acessado por meio de um ícone localizado no rodapé e também a partir do menu lateral “Transparência”, ambos disponíveis em todos os sites que integram o Sisema.

Acesse

Idam

Com 22 indicadores de desempenho ambiental municipal, o índice foi lançado em novembro de 2022 como maneira de orientar os municípios e apoiar o Estado de forma regionalizada para adoção de políticas públicas ambientais. A ferramenta é de responsabilidade da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) e conta com a colaboração de membros de outras casas do Sisema.

Entre os 22 indicadores selecionados para compor o Idam estão: licenciamento ambiental municipal, plano municipal de saneamento, consumo médio de água per capita, autorização para intervenção ambiental, fundo municipal de meio ambiente, pagamento por serviços ambientais, entre outras variáveis pontuadas na escala de zero a um.

Resultados

Com os resultados do Idam, que serão mensurados anualmente, os municípios poderão identificar fragilidades e planejarem ações de forma assertiva. No âmbito do Estado, auxilia na proposição de diretrizes e na execução de orientações mais direcionadas para ganhos no desempenho ambiental dos municípios. Conforme o superintendente Diogo Franco, o rol de entregas do Idam otimiza as análises ambientais municipais e regionalizadas por diversas instâncias do poder público, pela sociedade e academia, possibilitando uma maior compreensão do desempenho ambiental dos municípios mineiros e sua distribuição no território. É uma oportunidade para fomentar ações e políticas para a melhoria do desempenho ambiental dos municípios e, assim, do estado.

Luciane Evans