Consórcio no Sul de Minas recebe recurso via edital da Semad para investimento em coleta seletiva

consane matéria

O Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), no Sul de Minas, foi contemplado pelo Edital de Chamada Pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recebendo o repasse total de R$986.666,66. Com os recursos, serão adquiridos dois caminhões para aprimorar a coleta seletiva nas cidades de Lavras e Carrancas. Somando-se os dois municípios, mais de 100 mil habitantes serão beneficiados.

O edital 002/2022 selecionou projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) a serem executados por municípios e por consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais, preferencialmente com a inclusão de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Em janeiro deste ano, a Semad publicou um manual de orientações para estruturação dos serviços de coleta seletiva nos municípios.

A Presidente do Consane e prefeita do município de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes, ressaltou a importância do investimento nos municípios, reforçando a continuidade e a expansão das atividades da coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU). "Sem dúvidas, a aquisição dos equipamentos junto aos municípios garante uma melhoria na qualidade dos serviços prestados na região", avalia.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a ampliação de programas e ações com foco na coleta seletiva garante a gestão eficiente dos resíduos gerados nos municípios. Franco destaca ainda a atenção para a correta separação e destinação dos resíduos sólidos. "É importante que cada pessoa dê a sua parcela de contribuição, encaminhando o material para a reciclagem e cuidando dos equipamentos instalados da maneira correta, preservando os locais de recolhimento", orienta.

Luiz Fernando Motta