Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental oferece curso gratuito de Gestão de Resíduos e Consumo Consciente

curso-consumo-consciente-dentro
As inscrições estarão abertas até 2/7, na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sisema

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá abrir uma nova turma do curso “Consumo Consciente e Gestão de Resíduos”. O treinamento integra o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental do Governo de Minas e estará disponível gratuitamente, entre 4/7 e 28/7, na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Os interessados poderão se inscrever até 2/7, clicando neste link.

Clique aqui e faça sua inscrição

O treinamento EaD tem como objetivo apresentar um panorama sobre a relação entre o consumo e a geração de resíduos. Serão abordadas as principais legislações que regulamentam o setor e apontados caminhos para que, cada cidadão, seja capaz de buscar opções mais sustentáveis de destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A primeira turma do curso, ministrada em março deste ano, registrou 3.454 inscritos e a expectativa, segundo os organizadores, é atingir um público ainda maior na próxima edição.

A capacitação tem como público-alvo gestores municipais de meio ambiente, professores, estudantes, ambientalistas e demais profissionais que atuam em áreas relacionadas à sustentabilidade.  “No entanto, não haverá restrição de público para inscrição. Qualquer cidadão poderá participar gratuitamente”, explica a gestora ambiental da Semad e uma das responsáveis pela elaboração do material didático utilizado na capacitação, Sophia Lins.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Durante o curso, os participantes terão contato com os principais conceitos-base e legislações relacionadas à temática abordada, além de aplicações práticas e exemplos de reutilização de materiais e gerenciamento de resíduos em seu cotidiano.

“Como educadores ambientais, queremos dar aos participantes a oportunidade de reflexão e revisão de suas atitudes, visando minimizar impactos negativos no meio ambiente. Afinal, entendemos que somos parte de um todo e cada atitude importa”, conta a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina Silveira.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de: entender a problemática socioambiental do uso de materiais e da geração de resíduos e seus impactos; saber quais são as habilidades necessárias para gerar economicidade com o uso consciente dos materiais disponíveis, minimizando a geração de resíduos; destinar corretamente os resíduos gerados, minimizando seus impactos; optar por ter atitudes ambientalmente adequadas, visando o consumo consciente dos materiais e o reaproveitamento, quando possível, e a gestão de resíduos.

Para aprovação, será necessária a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos. O certificado será disponibilizado aos concluintes que atenderem aos requisitos de aprovação, dentro da distribuição de pontos proposta.

CAPACITAÇÃO DIGITAL

Lançado em março de 2023 pela Semad, o Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental conta com cinco cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sisema.

As formações oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes públicos. Também serão apresentadas estratégias pedagógicas que possibilitam a atuação em educação ambiental, na prática, de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, conforme as necessidades, interesses e busca de soluções para problemas ambientais, com foco na sustentabilidade.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, a sensibilização para mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente é fundamental, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e para práticas ambientalmente adequadas. “Por meio das capacitações ofertadas, a Semad busca contribuir na formação de indivíduos capazes de exercerem a cidadania de forma consciente e responsável”, afirma.

Na avaliação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, "as capacitações oferecidas pela Semad, aportam informações técnicas, além de recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados em Educação Ambiental, qualificando o trabalho do professor em sala de aula, além de contribuir para o público em geral que atua na área ambiental”.

TRILHAS DO SABER

Desenvolvida com a proposta de romper as barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos uma formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber - Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – se destaca especialmente pela oferta de cursos gratuitos a distância (EaD), colaborando na preservação e na melhoria da qualidade ambiental e no desenvolvimento sustentável em Minas.

A ferramenta, que oferta formações semipresenciais ou totalmente EaD, além de repositório de conteúdo de cursos presenciais, foi idealizada pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Semad. Desde sua implementação, em 2009, o ambiente vem passando por transformações importantes, como a atualização para o Moodle 3.5, o que proporcionou melhorias no desempenho, no acesso, na navegação e na experiência dos usuários.

Os 150 cursos já produzidos, tanto para o público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e com o objetivo de promover o conhecimento e o desenvolvimento das competências técnicas, essenciais e gerenciais.

Acesse Trilhas do Saber e conheça os cursos disponíveis na plataforma

Edwaldo Cabidelli