Fiscalização da Semad promoveu ações preventivas e educativas na Semana do Meio Ambiente

Foto: Ascom/Sisema

materia fiscalizacao

Em Viçosa, na Zona da Mata mineira, crianças participaram de uma feira de conhecimentos ambientais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Núcleo de Fiscalização Preventiva, realizou ações educativas em todas as regiões de Minas entre os dias 05 e 07 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Foram promovidos seminários, feiras, oficinas de reciclagem, entre outros eventos, com intuito de orientar e informar as comunidades locais sobre temas como combate ao desmatamento, licenciamento ambiental e manejo da fauna silvestre.

Os eventos foram promovidos pelas Diretorias Regionais de Fiscalização: Alto São Francisco; Central Metropolitana; Jequitinhonha; Leste Mineiro; Noroeste; Norte de Minas; Sul de Minas; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e Zona da Mata. Além da Semad, estiveram envolvidos o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), a Polícia Militar (PMMG) e secretarias municipais de Meio Ambiente.

“As vertentes preventiva e educativa da fiscalização têm sido cada vez mais utilizadas e com resultados bem significativos no que diz respeito à mobilização da população, fazendo com que se tenha maior aproximação do Estado com a sociedade em geral, criando assim espaços de discussão e troca de aprendizado. A Operação Especial Preventiva – Semana do Meio Ambiente trouxe resultados que reforçam o grande objetivo da fiscalização preventiva, que é atingir públicos diversos, usando os mais variados métodos, levantando informação e orientação que possam proporcionar a melhoria da qualidade ambiental”, avalia a coordenadora do Núcleo de Fiscalização Preventiva da Semad, Larissa Madureira.

Conhecimento compartilhado

Em Sete Lagoas, foi promovida uma palestra sobre a cadeia produtiva do carvão vegetal em Minas Gerais e suas implicações legais. O evento ainda contou com uma oficina que ensinou crianças do projeto "Criar", do Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), a plantarem e produzirem mudas de espécies nativas frutíferas. Além da Diretoria Regional de Fiscalização Central Metropolitana, do Núcleo de Fiscalização Preventiva, a ação contou também com a participação da equipe do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Ação semelhante foi realizada em Viçosa, onde alunos de três escolas participaram de uma feira de conhecimentos ambientais, com distribuição de material informativo à população.

Em Divinópolis, no Alto São Francisco, foram promovidos dois painéis sobre os desafios do licenciamento ambiental, em parceria com a prefeitura e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG). Ainda na região, foi promovida uma blitz educativa com a distribuição de mudas de árvores.

Destacam-se ainda uma exposição de obras de arte construídas através de produtos reciclados no Norte de Minas e uma palestra sobre o tráfico de animais silvestres no Vale do Rio Doce.

Luiz Fernando Motta
Ascom Sisema