Operação Ouro Negro efetua três prisões

As equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e Polícia Civil cumpriram na manhã desta quinta-feira, (19/06), três dos quatro mandados de prisão em Porto Firme, na Zona da Mata. Os mandados foram expedidos no final da tarde de ontem pela juíza Andréa Cristina de Miranda Costa, da Comarca de Piranga. Foram presos o vice-prefeito de Porto Firme, Pedro José Câmara Silva, e os irmãos José Raimundo Nogueira e Jairo Nogueira da Silva, comerciantes da região.  Um quarto homem, identificado como Flávio Dias Silva, encontra-se foragido.

Os quatro são acusados de crime contra a ordem econômica e tributária, falsidade ideológica, crime ambiental de exploração e extração ilegal de carvão e formação de quadrilha. Os dois comerciantes são filhos do produtor de carvão, Raimundo Câmara das Silva, multado em R$ 146 mil por ter comercializado 1.567,25 metros cúbicos de carvão sem a devida autorização dos órgãos ambientais.

A Operação Ouro Negro teve início na segunda-feira (16/06), com a participação das Polícias Militar de Meio Ambiente, Civil, técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Ministério Público Estadual. Teve por objetivo combater o uso indevido de documentos ambientais para acobertar o transporte e venda de carvão proveniente de outras regiões do Estado e do país. Além das prisões, a operação resultou na aplicação de multas no valor de R$ 4 milhões.

Fonte: Ascom/Sisema